A professora de canto e pioneira Walkyria Ferraz será homenageada pela Câmara de Vereadores durante solenidade marcada para esta sexta-feira (24) na sede do Legislativo, oportunidade na qual receberá o título de Cidadã Honorária de Londrina. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Gerson Araújo (PSDB), e foi subscrita por mais 14 vereadores da 15ª Legislatura ( 2009/2012). A honraria foi apresentada em abril do ano passado e sancionada em junho por meio da Lei n° 11.464.
A professora Walkyria Ferraz nasceu em Curitiba (PR), em 23 de abril de 1932. Teve contato com a música desde o nascimento, uma vez que a sua mãe era pianista e Walkyria, anos mais tarde herdou o piano Essenfelder de 1925, que mantém até hoje no estúdio montado em sua residência. Aos 13 anos ingressou no Coral da Catedral de Curitiba, e alguns anos depois tornou-se uma das primeiras alunas da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Foi colega de turma do compositor brasileiro, já falecido, Henrique Morozowicz.
Ainda em Curitiba casou-se com o médico londrinense Alceu Serpa Ferraz e afastou-se durante sete anos do canto, enquanto acompanhava o marido num curso de especialização em São Paulo (SP). Veio para Londrina em 1962 e recomeçou a estudar com o maestro Andréa Nuzzi com o qual fundou o grupo vocal Escala de Seda. Mais tarde, a pedido do maestro Othonio Benvenuto, trabalhou alguns anos com o Coral da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi também professora de canto do Grupo Chorus, que está em Londrina desde 2001.
Após decidir-se por ministrar aulas particulares, Walkyria também atendeu algumas personalidades, como o atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT); o deputado federal Alex Canziani (PTB); e o vereador Gerson Araújo (PSDB), este último durante um tratamento de fisioterapia das cordas vocais. Também conheceram seu método de técnica vocal a soprano Solange Siquerolli além do cantor e ator Fernando Cursino (ambos em São Paulo); Roosevelt Borges Machado (atua na Real Academia de Madri) e Elcio Ramalho (hoje em Paris).
Mesmo sofrendo de artrose há 18 anos, o que a obriga a professora de canto a fazer ginástica e fisioterapia, ela continua lecionando porque considera que o canto faz parte da sua vida. O casal Walkyria e Alceu Serpa Ferraz tem 5 filhos e sete netos. Uma das suas filhas é a flautista Hylea Ferraz, fundadora do grupo Intermezzo Música de Câmara.
Para o vereador Gerson Araújo, o título de Cidadã Honorária de Londrina a Walkyria Ferraz significa o reconhecimento oficial da Câmara de Vereadores a uma mulher que continua marcando época nas artes musicais em Londrina, seja com suas aulas de canto, seja por sua ajuda às pessoas que enfrentam dificuldades vocais. "Dona Walkyria foi formadora de vários e grandes cantores líricos hoje espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Ela inspira as pessoas com a sua atividade. É uma honra ser o proponente desta justa homenagem", afirmou Araújo.