A vida e a obra do sambista mineiro radicado em Londrina Seo Nelson são temas de um e-book que será lançado nesta sexta-feira (10), primeiro dia de Carnaval, a partir das 17h, nas plataformas Youtube e Spotify.
“Seo Nelson: vida em todo canto – relatos de um sambista londrinense” é uma biografia do músico de 87 anos, que dedicou a vida à difusão do ritmo mais brasileiro, influenciando músicos de várias gerações.
A obra é assinada pelo próprio Seo Nelson em parceria com o professor do Departamento de Música (Ceca) Ronaldo Matos e com o violonista Israel Laurindo, que morreu no ano passado. A obra terá distribuição gratuita e poderá ser acessada nas redes sociais.
Leia mais:
Comércio de Londrina abre nesta sexta e vai fechar no dia 20 de novembro
Cerca de 40 mil passageiros devem passar pelo aeroporto e rodoviária de Londrina neste ''feriadão''
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet
Folha de Londrina completa 76 anos de história; relembre a trajetória
Confira o álbum completo no Youtube:
Com 160 páginas, o e-book é dividido em três partes. A primeira conta com uma narrativa do próprio Seo Nelson, coletada pelos músicos e que resgata toda a trajetória, em ordem cronológica, desde a infância em Viçoso (MG), a vida profissional em São Paulo e a mudança para Londrina nos anos 1990. A segunda parte detalha os 70 anos de carreira musical, com destaque para o álbum “Seo Nelson: vida em todo o canto”, lançado no ano retrasado. A última parte do e-book é um faixa a faixa com comentários do artista. O material traz ainda as letras e as partituras das canções.
Segundo Matos, o livro é um desdobramento do álbum do artista. Ele explica que a gravação é importante porque é o único registro da carreira, feito quando o sambista já estava na terceira idade. Os dois músicos são os produtores do CD, que traz 12 músicas sendo algumas de autoria do próprio Seo Nelson e outras de sambistas que não tinham tido oportunidade de gravar. O professor destaca que o artista representa um grande arquivo do samba.
Trajetória
Seo Nelson chegou em Londrina nos anos 1990 depois de se aposentar no Sesi, em São Paulo. Segundo o professor, o artista descobriu a cidade e seus encantos depois de seguidas visitas a um dos filhos que havia se mudado para cá. Inicialmente, Seo Nelson tocou com o Clube do Choro e teve passagens por redutos conhecidos da noite local, incluindo clubes sociais.
Nessa época, o artista montou o grupo Seo Nelson e o Quarteto do Samba, quando passou a circular por eventos diferentes, incluindo festas do circuito universitário. Essas apresentações, de acordo com o professor Ronaldo Matos, inspiraram novos grupos de samba em Londrina e renovaram o cenário musical da cidade. Com a pandemia e devido à idade avançada, o CD acabou não ganhando uma apresentação ao vivo, que deverá ser organizada ainda neste ano. Segundo o professor, a proposta é fazer um grande evento para divulgar a gravação, o livro e um documentário sobre a obra do sambista “Seo Nelson, o Bamba do Samba”, feito pelo jornalista Teixeira Quintiliano.