Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Durante a semana

Procon fiscaliza tempo de espera dos clientes nas agências bancárias de Londrina

Redação Bonde com N.Com
04 mai 2022 às 10:01
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Procon-Ld (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) promove, desde a segunda-feira (2), uma série de fiscalizações em agências bancárias com o objetivo de verificar se os estabelecimentos estão cumprindo os prazos de atendimento estabelecidos por lei.


Conforme a legislação municipal, os clientes de bancos devem permanecer na fila de espera por, no máximo, 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de maior movimento, como vésperas de feriado e datas de recebimento de salários. Se essas regras estiverem sendo desrespeitadas, a Lei Municipal 13.360/2022 determina que os estabelecimentos podem ser multados em valores que partem de R$ 5 mil, na primeira infração, e aumentam gradativamente até R$ 55 mil, a partir da quinta infração em diante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para averiguar se as regras estão sendo cumpridas, cinco fiscais do Procon e o presidente do órgão, Thiago Mota, devem vistoriar aproximadamente 30 agências bancárias de grande movimento no decorrer da semana. Os trabalhos iniciaram em bancos localizados na avenida Saul Elkind, e tiveram prosseguimento no Calçadão. A equipe também atuará em estabelecimentos localizados na avenida Inglaterra e outras regiões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção!

Falta d'água em Londrina: rompimento de rede afeta abastecimento na região Oeste

Imagem de destaque
Veja a programação completa!

'Golpe de Sorte - Paris': filme de Woody Allen estreia nos cinemas de Londrina

Imagem de destaque
Confira o vídeo:

Veja a previsão do tempo para o fim de semana em Londrina e municípios da região

Imagem de destaque
No domingo

Show conjunto traz a Jovem Guarda de volta a Londrina 60 anos depois


De acordo com o presidente do Procon-Ld, até a terça-feira (3), 15 bancos já haviam sido visitados, dos quais quatro apresentaram tempos de espera superiores a 30 minutos. “Para fazer essa verificação, entramos nas agências e conversamos com os clientes, perguntando o seu horário de chegada e quanto tempo aguardaram até serem atendidos. Caso a espera ultrapasse o tempo permitido por lei, o banco é notificado, através de Termo de Fiscalização, para apresentar sua defesa em até cinco dias”, comentou.


O tempo médio de espera na maioria das agências tem diminuído, segundo Mota, graças a ações de conscientização promovidas anteriormente pelo Procon. “A maior parte dos estabelecimentos têm obedecido as regras, e estamos aproveitando essa ação para fornecer orientações relativas à legislação. Nossa meta é que o tempo de espera seja o mais breve possível para os cidadãos”, afirmou.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade