O traficante e contrabandista Gilberto Monteiro, 37 anos, foi resgatado hoje (03/04) à tarde por uma dupla armada numa clínica médica de Londrina. Ele estava acompanhado por dois policiais militares e um motorista da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), onde cumpre pena desde 4 de junho de 99. O presidiário iria se consultar com o dermatologista Hélio Celestino da Silva que nem chegou a vê-lo.
Segundo o soldado Zelito Souza dos Santos, o resgate foi muito rápido e não houve possibilidade de reação. Monteiro entrou no consultório da Rua Souza Naves, 861 (centro), com o braço direito algemado ao cinto porque perdeu o esquerdo num acidente automobilístico ocorrido há alguns anos durante uma fuga policial. Santos disse que a abordagem aconteceu no momento em que eles entraram no prédio.
Monteiro é um criminoso conhecido da Polícia Federal de Londrina. Passou a década de 80 envolvido no contrabando de uísque e depois no tráfico de drogas. Por conta desses delitos, ele responde a vários processos, inclusive em Curitiba. Conforme o diretor da PEL, Raimundo Hiroshi Kitanishi, ele está condenado a 25 anos de prisão por tráfico de entorpecentes e até o começo da noite de ontem ainda não havia sido localizado.
* Leia mais em reportagem de Betânia Rodrigues na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira