Nesta sexta-feira (29), às 20h, a Câmara de Vereadores presta homenagem ao projeto desenvolvido há 19 anos nos hospitais de Londrina e que já contabiliza cerca de 400 mil atendimentos a crianças internadas. A ONG Plantão Sorriso, que encontrou uma forma bem humorada de ajudar na recuperação de pequenos pacientes, receberá a Medalha Ouro Verde, durante cerimônia a ser realizada na sala das sessões. A entrega da honraria é uma iniciativa do vereador Mario Takahashi (PV) subscrita pela maioria dos vereadores e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da Lei 12.182/2014.
O Plantão Sorriso está presente em hospitais de Londrina, Cambé e Ibiporã, totalizando atuação em oito unidades. O projeto visa à humanização do ambiente hospitalar, como também minimizar o impacto negativo da internação na vida da criança. Todas as semanas os "doutores-palhaços" - especialistas em bobagens e besteiras - fazem visitas às crianças leito a leito. É uma gigantesca injeção de alegria e diversão que muda radicalmente a rotina de doentes, acompanhantes, médicos e enfermeiros.
"O Plantão Sorriso foi uma valente iniciativa, que jamais desistiu de sua missão. São quase vinte anos de atividade ininterrupta e mesmo com todas as dificuldades, estamos seguindo adiante, plantando sorrisos", diz a presidente da entidade, a jornalista Emilia Miyazaki que considera a homenagem da Câmara de Vereadores um reconhecimento ao importante trabalho do grupo. Segundo Emília, o trabalho do Plantão Sorriso sempre foi desenvolvido de forma profissional e com muito comprometimento.
Emilia Miyazaki revela ainda que a ONG comemora a possibilidade de ampliar o atendimento para mais um hospital na cidade. Hoje, a ONG Plantão Sorriso desenvolve atividades nos hospitais Universitário, Evangélico, Anísio Figueiredo (zona Norte), Instituto de Saúde do Paraná (zona Sul), Infantil e Instituto do Câncer em Londrina; Santa Casa de Misericórdia, em Cambé, e Hospital Cristo Rei, em Ibiporã.
O vereador Mario Takahashi lembra que o objetivo da homenagem é estimular e reconhecer um projeto que é muito especial: "Ele é desenvolvido por pessoas que conseguem transformar momentos de apreensão em alegria. Isso não é para qualquer um. É um trabalho que tem que ser feito com o coração para dar resultado", diz o parlamentar, revelando que sempre leu sobre as atividades desenvolvidas pelo Plantão Sorriso e admira muito o projeto.
Segundo especialistas da área médica, a interação entre paciente e equipe de palhaços contribui no processo de recuperação da criança enferma. Para atender a este objetivo, os "doutores-palhaços" passam por treinamento para trabalhar no ambiente hospitalar e fazem semanalmente reuniões com a equipes de saúde, antes de cada visita. A equipe atual do Plantão Sorriso é composta pelos "doutores" dra. Frida (Aneliza Paiva), dr. Lambreta (Gerson Bernardes), dr. Pinduca (André Demarchi), dr. Ritalino (Tiago Marques), dra. Jujuba (Carolina Matos) e dra. Adelaide (Juliana Galante).