Nesta sexta-feira (8) os londrinenses vão conhecer quais as marcas estão na liderança da memória espontânea dos consumidores na 24ª edição da pesquisa Top de Marcas Londrina, editada anualmente pela CRCOM e Instituto Litz. A revista com todos os resultados será encartada pela Folha de Londrina em diversas cidades, mas os resultados também poderão ser acessados online pelo site www.topdemarcas.com.br.
A pesquisa foi realizada de agosto a setembro de 2019 e entrevistou 1.068 pessoas. Foram pesquisadas 10 categorias de consumo que envolvem 78 segmentos de mercado. O questionário foi aplicado pessoalmente por pesquisadores em 15 sub-regiões da cidade levando em consideração dados demográficos do último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizado pelo IPC Maps – ferramenta que apresenta o detalhamento do potencial de consumo em todos os municípios brasileiros.
A abordagem utiliza a técnica de amostragem probabilística estratificada por sexo, faixa de idade, renda familiar, escolaridade e região de moradia com 95% de nível de confiança e 3% de margem de erro. "Estamos sendo impactados por muita informação o tempo todo, e estamos percebendo que a memória, muitas vezes, não puxa a lembrança de marcas específicas, o que está se tornando um desafio para as empresas”, comenta Renato da Rocha Neto, diretor de Pesquisa de Mercado da Litz Estratégia, responsável pela aplicação e aferição dos dados da pesquisa.
Os resultados da pesquisa deste ano já evidenciam que somente a tradição e a comunicação não são mais suficientes para estimular a reação positiva do consumidor e a lembrança espontânea das marcas. "As pessoas querem estar ao lado de marcas cativantes, que ofereçam mais do que produtos e serviços. Querem compartilhar suas experiências aliadas ao significado de suas escolhas”, destacou a jornalista Cláudia Romariz, organizadora do Prêmio Top de Marcas Londrina.