Os porquinhos estarão de volta este ano na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina para a alegria das crianças.
Quem será a responsável pelo Pavilhão Henrique Pedro Nesello, dedicado à suinocultura, é a médica veterinária Pauline Guidoni Verburg, da Granja Peru Suínos. A ExpoLondrina acontece de 6 a 16 de abril, no Parque Governador Ney Braga, e é realizada pela Sociedade Rural do Paraná.
“Teremos de 30 a 35 baias com animais, trazendo na baia principal a fêmea e seus leitõezinhos, cerca de 10 a 12 leitõezinhos”, antecipa Pauline. Os filhotes sempre atraem o público e levam sorriso ao rosto da criançada, um dos pontos de destaque no passeio em família pelo parque.
Dentre as raças que estarão nas baias e poderão ser observadas pelos visitantes da ExpoLondrina estão Landrace, Large White, Duroc, Pietrain e híbridos, que são os cruzamentos entre essas raças. Na parte superior do pavilhão haverá venda de produtos relacionados à suinocultura, como torresmo, pururuca, banha e embutidos.
Dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) indicam que em 2022 o Brasil produziu 4,9 milhões de carne suína, crescimento de 6,5% na produção em comparação a 2021. A área da suinocultura é forte no Paraná, ajudando a movimentar a economia.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: