Londrina

Passeio ciclístico vai visitar templos religiosos em Londrina

25 jan 2023 às 12:18

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vai promover, neste sábado (28), a partir das 15h, a primeira edição em 2022 do Passeio Ciclístico Cidade de Londrina. 


A concentração para a largada terá início uma hora antes, às 14h, na praça do Centro Cívico, na Avenida Duque de Caxias, e não é necessário fazer inscrição para participar do evento.


Com percurso de 15 km, a pedalada passará por diversas vias nas regiões sul, leste e central da cidade. Entre as avenidas a serem percorridas estão a Portugal, Américas, Robert Koch, São João, Santos Dumont, Celso Garcia Cid e Bandeirantes. 


O trajeto inclui ainda uma estrada de terra localizada nas proximidades do HU (Hospital Universitário).


Não estão previstas interdições de vias durante o passeio. Ao longo do itinerário, à medida que os ciclistas avançarem, cruzamentos serão momentaneamente fechados para evitar a passagem de veículos e, assim, garantir a segurança dos participantes. 


O grupo estará acompanhado, na dianteira e retaguarda, por servidores da CMTU posicionados com viaturas.


A novidade para o primeiro pedal do ano é o circuito que contempla a Catedral Metropolitana de Londrina. Segundo o idealizador do evento, o ciclista e gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, a ideia é fazer com que as pessoas conheçam melhor os pontos turísticos da cidade.


Ele pontuou que, independentemente de religião, o templo – alicerçado em pedra e cimento e estruturado no aço, no ferro e no alumínio – possui estrutura moderna, vitrais e esculturas de valor histórico e cultural inestimável para a cidade. 


“Para além da questão da fé, trata-se de uma construção imponente e bonita, que precisa ser explorada e valorizada pelo londrinense”, destacou.


Ribeiro contou que, além da Catedral, outros dois importantes locais de culto serão visitados durante o passeio. São eles o Templo Budista Hompoji, situado na Rua Albânica, no Jardim Igapó, e a Mesquita Rei Faiçal, localizada na Vila Siam. 


“É a oportunidade certa para praticar atividade física e, de quebra, fazer um tour por essas edificações tão icônicas”, afirmou.


RECOMENDAÇÕES


Para evitar ferimentos em eventuais quedas, a CMTU orienta que os participantes utilizem luvas e capacete. Óculos e protetor solar também são indicados. 


Haverá fornecimento de água, mas é recomendado que os ciclistas também levem suas próprias garrafas para hidratação. Caso chova no momento da largada, o evento será adiado.


O Passeio Ciclístico Cidade de Londrina nasceu, em 2022, com o propósito de reunir os amantes da bicicleta em ações de lazer, atividade física, solidariedade e companheirismo. Tudo isso com o desafio de lançar novos olhares e produzir diferentes leituras sobre o espaço urbano do município. 


Em cada uma das quatro edições realizadas no ano passado, cerca de 150 pessoas compareceram para se exercitar e fazer amigos.


Além de demonstrar a viabilidade da bike como meio de transporte legítimo e seguro, o evento busca ainda um despertar de consciência entre os motoristas. 


“É preciso que eles entendam que o espaço do ciclista tem de ser respeitado. Nós somos presença constante nas cidades e precisamos de atenção. Reivindicamos a necessidade de harmonia entre todos os elementos que compõem o trânsito, sobretudo condutores e motociclistas”, ressaltou Ribeiro.

Continue lendo