O Instituto Não Me Esqueças promove nesta quarta (4), às 14h15, a palestra “Práticas Educativas e Cuidados com Pessoas Idosas que Vivem com Demência”. O encontro será realizado na sede cultural da AML Cultural (Associação Médica de Londrina), localizada na rua Maestro Egídio Amaral, 130, em frente à Concha Acústica. O evento é gratuito e não é necessário se inscrever.
A palestra é voltada aos profissionais de saúde e familiares que cuidam de idosos com demência. A realização é do Instituto, em parceria com o Gesen-UEL (Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento da Universidade Estadual de Londrina), com apoio da SMI (Secretaria Municipal do Idoso) e do CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa).
De acordo com a médica geriatra Ana Beatriz Bezerra, palestrante do encontro, a ideia é informar e educar profissionais de saúde e familiares sobre o tratamento humanizado com pessoas idosas que apresentem traços de demência. Segundo a geriatra se espera que novos blocos de conversa surjam a partir das dúvidas e discussão do público presente.
Leia mais:
Praça do Farid Libos em Londrina terá campo de futebol e área de lazer
Moradores de Londrina têm até domingo para visitar a Passarela de Natal do Igapó
Em dia quente, moradores da Zona Norte de Londrina padecem sem água encanada
Problemas operacionais afetam o abastecimento de água na zona Norte
No Brasil, cerca de 8,5% da população idosa convive com alguma doença relacionada à demência, segundo o Relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, reconhecimento e projeções futuras, divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro deste ano. A projeção é de que 5,6 milhões de pessoas sejam diagnosticadas até 2050.
NÃO ME ESQUEÇAS
O instituto Não Me Esqueças apoia, desde 2017, famílias que enfrentam os desafios da doença de Alzheimer e outras demências, oferecendo serviços gratuitos como terapias de estimulação cognitiva, palestras, grupos de apoio e terapia comunitária.