Por causa das obras do Bosque Marechal Cândido Rondon, na área central de Londrina, meia pista das avenidas São Paulo e Rio de Janeiro serão interditadas na sexta-feira (13). A medida é necessária para a retirada, com o uso de maquinários pesados, das guias da beira da calçada. Segundo a Prefeitura de Londrina, no fim de semana as pistas das avenidas serão liberadas, mas voltarão a ser interditadas na segunda-feira. Elas devem permanecer assim por cerca de 15 dias.
No espaço, após a retirada das guias, começará a execução da concretagem da travessia elevada, que exige a cura do concreto. A concretagem da segunda parte da travessia elevada deve ser realizada a partir de 30 de agosto, com a posterior pigmentação e pintura para a sinalização viária. "Pedimos a paciência da população e apelamos para que as pessoas desviem o caminho e não passem pelas obras na Rio de Janeiro e na São Paulo”, lembrou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, Canhada. A expectativa é que a revitalização seja concluída até 21 de setembro.
ACESSO INTERNO
Leia mais:
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina
Desde o dia 5 de agosto os acessos internos dos pedestres à área central do Bosque estão interditados. A medida é necessária para evitar acidentes, pois as obras estão sendo feitas com máquinas de grande porte e com o uso de ferragens especiais. Para a travessia, os técnicos da prefeitura sugerem o uso das calçadas ao entorno do Bosque. A expectativa é que o espaço permaneça interditado até o dia 20 de agosto.
Na época da interdição, a engenheira Amanda Castro, da empresa San Pio Construtora, vencedora da licitação e responsável pelos trabalhos, explicou que começaram as escavações com o uso de máquinas pesadas e depois serão colocadas as malhas de aço no piso. "Vamos fazer as canaletas de água pluvial, com o uso de escavação, e iniciar a colocação das malhas."
PROJETO
Com investimentos de R$ 2,5 milhões, o projeto do Bosque Central prevê novos corredores internos de passagem pública, sistema de iluminação em LED, reforma das calçadas externas, novos mobiliários urbanos como bancos e mesas, paisagismo, guias para áreas de caminhada, lazer e descanso, espaço específico para food trucks e muros laterais. Na parte sul da área, será implantado um Circuito Pet, nova quadra de esportes, academia ao ar livre, parquinho infantil e uma pista de skate.
Uma das apostas da Prefeitura no quesito segurança é a iluminação do espaço. O orçamento de aproximadamente R$ 400 mil prevê a instalação de 48 novos postes de cinco metros de altura, 42 projetores e três postes de 12 metros de altura no Zerinho. (Com informações do NCom)