O secretário de Obras Públicas, Luiz Denirzo Caron, apresentou o cronograma com estimativa de conclusão de penitenciárias, delegacias e centros de sócio-educação na reunião Operação Mãos Limpas desta segunda-feira (10). As próximas unidades prisionais a serem concluídas são o Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) de Londrina, com capacidade para 960 vagas, e o Centro de Regime Semi-Aberto de Guarapuava, 324 vagas, com previsão para setembro.
A conclusão dos CDRs de Cascavel e Francisco Beltrão, ambos totalizando 1.920 vagas, está prevista para novembro e, em dezembro, deve ficar pronto o Centro de Detenção Provisória de Maringá, com 960 vagas. Para o primeiro semestre de 2007, a Secretaria estima que o CDR de Foz do Iguaçu esteja concluído e pronto para oferecer mais 960 vagas no Sistema Penitenciário.
Além das novas unidades, outras passam por reformas e ampliações. No final, terão sido investidos cerca de R$ 78,5 milhões, para a criação de 11 mil novas vagas no Sistema Penitenciário do Paraná.
O principal objetivo da ampliação da capacidade do Sistema Penitenciário é reduzir o problema da superlotação carcerária nas delegacias de polícia e descentralizar o tratamento penal de Curitiba e Região Metropolitana.