Os moradores do Jardim Felicidade em Londrina irão "construir" uma praça neste final de semana com o apoio de estudantes, voluntários e empresários. O mutirão "mão na massa" objetiva realizar o sonho de ter no bairro uma área de lazer, com recreação, brinquedos e um campo de futebol.
Durante o fim de semana, os voluntários do grupo Oásis-Londrina vão ficar alojados no bairro nas dependências do Núcleo Escola do Ser (NES). Uma equipe do Tiro de Guerra de Londrina deve colaborar om a ação social.
O mutirão no Jardim Felicidade é resultado de uma parceria entre o Oásis e a Rede de Participação Política, que implantou ali o Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades. O trabalho no bairro inclui também parcerias com o Movimento Nós Podemos Paraná e o NES.
De acordo com Vinicius Bueno, articulador local do Oásis, trata-se de uma construção coletiva dentro de um processo de mobilização com o envolvimento da comunidade. "O Oásis é um movimento de mobilização cidadã, de domínio livre que lança mão do jogo e da contribuição espontânea para a rápida construção de equipamentos comunitários e restauração de ambientes degradados", destacou o estudante. Segundo ele, o Jardim Felicidade era uma área de assentamento onde, atualmente, vivem 130 famílias que não contam ainda com nenhum equipamento público.
A iniciativa já tem o apoio da Prefeitura Municipal de Londrina, CMTU, Fundação de Esportes de Londrina, Londrina Convection & Visitors Bureau, IAP, Sercomtel, Almeida Mercados, Mufatto (Duque de Caxias), Posto Ipiranga e CEASA.
O local de concentração será no NES – Núcleo Esperança - Escola do Ser (Rua da Sensibilidade, 70), no Jardim Felicidade, das 8 às 18 horas nos dias 25, 26 e 27 de setembro.
O Oásis-Londrina é um movimento liderado por jovens universitários que, através da colaboração espontânea de pessoas e instituições, concretizam projetos da população local, como áreas de lazer, pontes, praças e revitalização de espaços e hortas comunitárias.
Para saber mais sobre o movimento Oásis basta acessar o endereço http://www.uel.br/projetos/oasis/ e também o blog e http://oasislondrina.wordpress.com/.