Londrina

Mês da Consciência Negra conta com ações em diferentes locais de Londrina

03 nov 2017 às 11:01

A partir de 10 de novembro, um leque variado de atividades vão celebrar o Mês da Igualdade Racial. A programação foi desenvolvida com participação dos órgãos municipais e tem início com um Jantar e Desfile Afro, às 20h, no Buffet Manga Rosa, em Cambé.

Dos dias 11 a 30 de novembro, serão realizadas cerca de sete palestras, com diferentes temas, abordando questões como o Preconceito no Ensino Regular, Educação das Relações Étnico-raciais, Igualdade Racial e Direitos Humanos, entre outras. As palestras acontecerão em parceria com outros órgãos e instituições, entre eles a Secretaria Municipal de Educação (SME), Fórum das Entidades Negras de Londrina (FENEL) e a Universidade estadual de Londrina (UEL).


No dia 18 de novembro, representantes da SME, da FENEL e da GMPIR, entre professores e integrantes do movimento negro de Londrina, visitarão os quilombos Água Morna e Guajuvira, na cidade de Curiúva, no norte pioneiro do Estado. O intuito é conhecer a realidade dos moradores das terras quilombolas. Os visitantes participarão de palestras, assistirão a filmes e poderão desfrutar de uma feira de produtos locais e almoço.


As bibliotecas setoriais receberão durante todo o mês exposições de trabalhos escolares e, durante o período das exposições haverá contação de histórias afro- brasileiras. Na Biblioteca Pública Municipal, de 13 de novembro a 8 de dezembro, acontecerá a "Mostra Palmares", uma exposição coletiva de arte, com foco na promoção da igualdade racial, por meio de expressões culturais e artísticas variadas. A mostra é de realização do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (Imecab), e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.


A gestora pública municipal de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Rocha, diz que as ações são importantes para dar visibilidade à comunidade negra e debater a questão do preconceito na sociedade, assim como rever conceitos. Segundo ela, é uma oportunidade para que a população negra se reafirme na sociedade, e, para a população branca, promover uma reflexão acerca dos preconceitos criados historicamente.


Sandra ressaltou ainda as exposições e os trabalhos desenvolvidos nas escolas. "É um momento de a comunidade escolar rever a história, através do conhecimento. Nós temos um problema histórico, porque nós não estudamos a cultura africana e afro-brasileira, disse. Para ela, isto só foi viável a partir da Lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Esta legislação também será um dos temas abordados nas palestras promovidas pela GPMPIR.


A maioria das ações será aberta ao público, incluindo palestras e exposições. Os interessados em participar só precisam comparecer aos locais nas datas e horários, de acordo com a programação, não é necessário inscrição. Para mais informações, o telefone para contato é o da GPMPIR, pelo 3329-8639.


Programação:


10 de novembro – sexta-feira, 20h:
JANTAR E DESFILE AFRO

Jantar com comidas típicas africanas e afro-brasileiras e desfile, apresentando a beleza negra e contando a história do negro no Brasil.
Buffet Manga Rosa - Rua da Esperança, 4.394, Jardim do Café – Cambé.
Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 35,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3329-8639.


11 de novembro – sábado, 8h:
PALESTRA: PRECONCEITO E EXCLUSÃO NO ENSINO REGULAR
Ministrante: professora Sílvia Márcia Ferreira Meletti – Departamento de Educação UEL
Auditório do CMEI Valéria Veronese - Rua Benjamin Constant, 800, Centro.


14 de novembro – terça-feira, 19 h:
PALESTRA: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Ministrantes: promotor Paulo César Vieira Tavares e a professora doutora Maria Nilza da Silva
CINE COMTOUR - Rua Olímpia, 16 - Jardim Alvorada.


16 de novembro – quinta-feira, 14h:
PALESTRA: IGUALDADE RACIAL E DIREITOS HUMANOS

Centro Cultural de Alvorada do Sul


18 de novembro – sábado, 10h:
PALESTRA: IGUALDADE RACIAL - BULLYNG E RACISMO

Colégio Estadual Ubedulha Corrêa de Oliveira - Rua Júlio Farináceo, 110, Conjunto Luiz de Sá.


20 a 24 de novembro – período matutino, vespertino e noturno.
PALESTRAS: O NEGRO E A EDUCAÇÃO – LEI 10.639/03

Abordando temas pertinentes à legislação que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa – Rua Jubilino Barbosa Cabral, 670, Conjunto Parigot de Souza.


22 de novembro – quarta-feira, 14h
PALESTRA – LEI 10.639/03

Palestra voltada aos professores, referente à aplicação da lei.
APAE Londrina - Av. Robert Koch, 11.

25 de novembro - sábado, 8h:
PALESTRA: O RACISMO EM AMBIENTE ESCOLAR: EVASÃO ESCOLAR E HOMICÍDIOS DA POPULAÇÃO NEGRA DE LONDRINA.

Ministrante: professor Cláudio Francisco Galdino - SEED/PR – LEAFRO/UEL
Auditório do CMEI Valéria Veronese - Super Creche - Rua Benjamin Constant, 800, Centro.

30 de novembro – quinta-feira, 14h:
PALESTRA IGUALDADE RACIAL E CIDADANIA

Bate-papo com os idosos, promovendo uma reflexão sobre o racismo na sociedade brasileira e o direito de todos à cidadania. Apresentação de trabalhos produzidos pelas escolas, como forma de mudança do pensamento social referente ao racismo.
Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) – Oeste - Rua Serra Pedra Selada, 111 - Jardim Bandeirantes.


Continue lendo