Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Intel ISEF

Londrinense é premiada na maior feira de ciências do mundo

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
18 mai 2018 às 19:35

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A aluna egressa do Colégio Interativa, Maria Vitória Valoto (18), é a única paranaense premiada na maior feira de ciências do mundo - a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). Ela conquistou o terceiro lugar na categoria Translational Medical Science, além do prêmio de mil dólares em dinheiro. Dos 18 projetos brasileiros selecionados para a feira, o de Maria Vitória está entre os quatro que receberam prêmios.

O projeto de Valoto, "Utilização de compostos bioativos microbianos no desenvolvimento de alternativa para combate de Candida spp", foi orientado pelo professor da UEL, Galdino Andrade Filho, e coorientado por Ane Simionato e o professor de biologia do Colégio Interativa, Fábio Bruschi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A estudante é a primeira mulher brasileira a participar da Intel ISEF por três vezes consecutivas. Ela já havia conquistado o 4º lugar na mesma categoria em 2016, quando participou da feira pela primeira vez.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sindijor e Fenaj emitem nota

Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina

Imagem de destaque
Coro Cênico

Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina

Imagem de destaque
'comida estragada'

Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3

Imagem de destaque
Entre 5h e 23h

Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira


Além de Maria Vitória, a aluna do terceiro ano do ensino médio, Amanda Kakuno, também foi uma das finalistas da Intel ISEF. Ela participou da feira com o projeto "Hidrólise da lactose do leite bovino a partir da enzima β- galactosidade obtida através da permeabilização de células de Saccharomyces fragilis IZ 275", orientado pelo professor Luiz Morioka, da Unopar, e coorientada por Fabio Bruschi.


O caminho para a Intel ISEF

No Brasil, mais de 10 mil trabalhos são inscritos nas principais feiras nacionais - Febrace e a Mostratec - dos quais cerca de 750 são classificados. Desses projetos, apenas 18 são selecionados para a delegação brasileira, formada pelos melhores trabalhos do país. A Intel ISEF é equivalente à final das competições de pesquisa científica do mundo, que premia os melhores projetos com valores que somam quatro milhões de dólares em prêmios, além de viagens e credenciais para eventos no mundo todo.

A Intel ISEF é a maior feira de ciências pré-universitária do mundo, que reúne anualmente cerca de 1800 estudantes de 75 países, regiões e territórios. Neste ano, a feira foi realizada nesta semana, entre os dias 13 e 18, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo