Londrina

Londrina tem duas áreas de alta criminalidade

04 dez 2003 às 07:20

O Mapa do Crime, um sistema de geoprocessamento com banco de dados e informações sobre a criminalidade no Estado, já revela seus primeiros resultados. Dentre os cinco municípios onde o programa está sendo testado, Londrina foi o único a apresentar duas áreas consideradas de risco 5, ou seja, de alto risco de criminalidade: o centro da cidade e a região dos Cinco Conjuntos (Zona Norte).

Nas demais cidades, Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, as regiões do centro também obtiveram classificação de risco 5. Entre essas áreas de alto risco, o centro da Capital se revelou o mais perigoso, com 305 ocorrências por quilômetro quadrado. Em Londrina, as duas áreas tiveram 43 registros de crimes por quilômetro quadrado.


O levantamento das ocorrências foi realizado entre junho a setembro deste ano. Nesta quarta, em Curitiba, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública lançaram oficialmente o programa, com dados sobre a criminalidade nesses cinco municípios.


Para fazer o mapeamento, os crimes foram classificados em nove tipos (estelionato, furto, roubo, extorsão, sequestro, lesão corporal, mortes, violência sexual e relativos a tóxicos). Um trabalho integrado das polícias Militar e Civil registrou todas as ocorrências, discriminando o tipo de delito, horário, dia da semana e local exato onde ocorreram.

Leia a matéria completa na edição desta quinta da Folha de Londrina


Continue lendo