Londrina

Londrina: Sema pede a extinção das trilhas do Bosque

26 nov 2012 às 17:55

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) começou a preparar um Plano de Manejo para o Bosque Central. O projeto se tornou necessários depois que biólogos e técnicos da secretaria foram até o espaço e constataram que boa parte das árvores nativas, plantadas no local, está com os galhos, as estruturas e as raízes comprometidas.

Segundo o secretário do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, as espécies sofrem com a concorrência das árvores exóticas e com o vandalismo do londrinense. Uma das iniciativas propostas pela Sema envolve a extinção das trilhas que passam pelo meio do Bosque. "Isso é mais do que necessário. Como o espaço se tornou área de preservação permanente, com a aprovação do Novo Código Ambiental do Município, precisa de cuidado redobrado por parte do poder público. E é isso que pretendemos fazer", destacou.


Pereira admitiu que o município pode não ter tempo suficiente para aplicar o Plano de Manejo. "É por isso que nós vamos apresentar o projeto à equipe de transição do prefeito eleito em reunião já marcada para o dia 4 de dezembro. Esta é uma das nossas prioridades para este final de ano", garantiu.

Além da extinção das trilhas, a Sema vai sugerir, através do Plano de Manejo, a erradicação das espécies exóticas e a recuperação e plantação de árvores nativas. "Temos a intenção de plantar 10 mudas para cada espécie exótica erradicada. Só assim vamos conseguir fazer com que a arborização do Bosque volta a ser como era antes."


Continue lendo