Um professor de informática do Distrito de Guairacá, zona rural de Londrina, foi preso no último sábado (30), após pedido da Promotora de Justiça da 6ª Vara Criminal, Susana de Lacerda. O idoso de 65 anos é acusado de abusar de pelo menos três alunas, entre 9 e 11 anos de idade. Ele é professor da rede municipal de ensino desde 1976.
De acordo com a promotora, a prisão temporária foi solicitada porque os abusos aconteciam na própria escola e, consequentemente, havia resistência dos estudantes em retornar às salas de aula. "Não havia condições para que as investigações prosseguissem sem o pedido", explicou. "Foi necessário para que apurássemos efetivamente a situação e número de crianças envolvidas", completou em entrevista à CBN Londrina.
As investigações começaram no início de agosto, após a denúncia da primeira vítima junto ao Conselho Tutelar. Após isso, mais duas vítimas foram localizadas. O Ministério Público (MP) tem 30 dias para concluir as investigações, prazo também da prisão do professor.
A Corregedoria-Geral do Município de Londrina também deve investigar o caso. A Secretaria Municipal de Educação espera uma denúncia formal. O docente deve ser afastado do cargo. O nome dele não foi divulgado.
As vítimas do professor serão identificadas para que possam ser submetidas a atendimento e tratamento psicológico.
Recorrência
Este é o segundo caso de pedofilia em menos de um mês, em Londrina. No começo de agosto, um professor de informática da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, do Distrito de Lerroville, zona sul de Londrina, foi preso acusado de abusar de pelo menos duas meninas.