Londrina

Londrina pode perder verba para sede da Criminalística

07 set 2010 às 08:58

Peritos do Instituto de Criminalística de Londrina estão preocupados com a demora na doação de um terreno municipal para o estado onde seria construída a nova sede do orgão de perícia, que hoje funciona em um prédio alugado, com pouco espaço, na Rua Ohio, próximo à universidade Unifil.

Em junho, o governo do estado, por meio da Agência Estadual de Notícias, dava como certa a doação de um terreno de 6 mil metros quadrados, próximo ao 5º Batalhão da Polícia Militar, na zona sul de Londrina.


Porém, segundo o chefe-adjunto do IC em Londrina, Luis Noboru Marukawa, a demora poderá comprometer o projeto da nova sede. A verba para a construção do prédio é do governo federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e tem prazo para ser liberada. "Não sabemos exatamente qual o prazo. Sabemos que ainda está disponível, mas a demora do projeto pode comprometer a liberação do recurso", disse à Rádio Paiquerê AM.


Noboru explicou que a prefeitura apresentou alguns terrenos, mas tinham problemas: ou eram inferiores à metragem exigida pelo governo federal ou estavam em localização não permitida, ou seja, em área residencial.


O terreno que se mostrou perfeito para o projeto, ao lado 5º BPM, que já pertenceu à Justiça Federal, mas foi devolvido ao município, também apresentou problemas. "Duas secretarias municipais – de Saúde e Educação – demonstraram interesse no espaço para construir órgãos municipais destas áreas", disse Noboru. "Isso acabou bloqueando nosso pedido e o projeto emperrou".


A nova sede do IC teria laboratórios de química, genética, informática, fonética, documentoscopia, balística, engenharia legal, localística, microanálises, e de engenharia legal. Exames de DNA, que hoje são realizados apenas em Curitiba, também seriam feitos em Londrina.

Também está em fase de doação do terreno o projeto do Instituto Médico Legal. A área necessária é de 3 mil metros quadrados e, de acordo com entendimento inicial com a Prefeitura, seria na Avenida 10 de Dezembro.


Continue lendo