O Instituto Agronômico do Paraná terá em Londrina um laboratório exclusivo para pesquisar o potencial energético de microrganismos, dos quais se poderá extrair combustível de forma limpa e sustentável. O novo laboratório, fruto de um convênio firmado com a Copel, será inaugurado nesta segunda-feira (25), junto à sede do Instituto na cidade. Em seguida, haverá mesa redonda e palestra sobre o tema abertas a estudantes e profissionais da área.
A conclusão do laboratório de microalgas elevará a uma nova etapa o trabalho de pesquisa, que foi iniciado há poucos meses. De acordo com a coordenadora da pesquisa pelo Iapar, a doutora em microbiologia Diva Andrade, os resultados obtidos até agora são promissores.
A equipe já isolou mais de 70 exemplares de microalgas encontradas na região de Londrina e vem realizando testes para determinar os ambientes e nutrientes mais adequados para o cultivo dos microrganismos.
Até o final de 2011, a Copel deverá investir R$ 2,2 milhões no projeto desenvolvido pelo Iapar, que também conta com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio do Paraná.