Um ato público será realizado nesta sexta-feira (22), das 10h às 14h, no Calçadão de Londrina, para marcar o o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A ação é uma promoção da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
Durante o ato, que será em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, serão entregues materiais com informações sobre os serviços à disposição das mulheres e os canais de denúncia para as vítimas de violência. A ação contará com a participação de representantes da rede de proteção e de enfrentamento à violência contra as mulheres do município e, na oportunidade, as pessoas poderão tirar suas dúvidas. Essa será a primeira mobilização presencial da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica no período pós-pandemia de coronavírus.
“A ideia é chamarmos a atenção da população para o combate ao feminicídio e às várias formas de violência contra a mulher”, reforçou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres em exercício, Rosangela Portella Teruel. “O nosso objetivo é distribuir material informativo para dar visibilidade ao tema, trazendo a rede de proteção e de enfrentamento à violência contra a mulher, para que todas saibam que existe uma gama de serviços. A informação é uma medida preventiva que pode salvar vidas”, acrescentou a presidente do Conselho Municipal, Sueli Galhardi.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Néias - Observatório de Feminicídios Londrina se juntará à ação, distribuindo material próprio em homenagem as vítimas de feminicídio na cidade como forma de mantê-las vivas representadas na memória local.
O dia 22 de julho visa conscientizar a população sobre a importância do combate a todos os tipos de violência de gênero, como a agressão física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Ela foi instituída no Estado do Paraná em memória ao feminicídio da advogada Tatiana Spitzner, ocorrido em Guarapuava (Centro), em 2018.
Além desse dia, em Londrina, há a semana de conscientização sobre os direitos humanos das mulheres e o combate ao feminicídio, que vai de 22 a 29 de julho. A semana foi instituída pela Lei Municipal nº 12.939.