Levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado pela revista Você S/A na edição deste mês apontou Londrina como a 5ª melhor cidade do sul do país para se trabalhar. A cidade está atrás de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Itajaí (SC). Maringá ficou em sétimo lugar no ranking.
A pesquisa analisou 127 cidades, considerando os municípios mais populosos e com maiores depósitos bancários à vista. Depois as cidades foram avaliadas com base nos indicadores educação, vigor econômico e saúde. A educação é o item de maior peso na pesquisa, considerando o número de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado, além do número de graduados. Foram avaliados também o PIB municipal, divulgado pelo IBGE em 2006, e a infraestrutura de serviços de saúde.
No geral, Londrina ficou com a 24ª posição entre as melhores cidades do país. A melhor cidade, segundo a pesquisa é São Paulo, seguida do Rio de Janeiro e Vitória (ES). Curitiba ficou em 10ª e Maringá em 30ª.
A Você S/A definiu a região Sul como: "em expansão da indústria de tecnologia, que atravessou bem a crise em razão da alta demanda do mercado interno".
Para Londrina e Maringá, ressaltou que continuam bem posicionadas no ranking, com um parque industrial variado e oportunidades na agroindústria, principalmente nas grandes cooperativas.
Outras cidades paranaenses estão na lista: São José dos Pinhais (79ª), Ponta Grossa (84ª), Cascavel (87ª) e Guarapuava (97ª).
A análise completa das melhores cidades para se trabalhar no Brasil está na edição 133 (julho) da Você S/A.