Londrina

Juiz acaba com semi-aberto na PEL

08 mar 2006 às 18:23

O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Roberto do Valle, determinou a extinção do regime semi-aberto na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL). Treze presos que gozavam do benefício já voltaram ao sistema fechado da PEL.

O grupo aguarda a disponibilidade de vagas na Colônia Penal Agrícola, em Curitiba, para ser transferido. Valle afirmou que problemas disciplinares culminaram com o fim do semi-aberto na PEL, implantado como experiência há dois anos.


A decisão foi tomada de forma definitiva depois que policiais militares interceptaram presos voltando para o alojamento no período da noite. Um deles, armado com um revólver, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.


O outro tinha no bolso uma quantia em dinheiro muito superior à permitida nesses casos pelo estatuto penitenciário. ''Eles ganharam essa oportunidade, mas não souberam aproveitar. Os outros presos também são responsáveis, porque não denunciaram quem estava saindo de madrugada'', argumentou o juiz.


Ele desconfia que mais gente estaria desobedecendo as regras do regime. ''Quem não garante que outros também não faziam a mesma coisa? Por isso, achei melhor acabar com tudo''. Um terceiro detento também participava do esquema, abrindo e fechando uma das janelas do alojamento.

>> Leia reportagem completa na Folha de Londrina desta quinta-feira


Continue lendo