A Câmara de Vereadores de Londrina realiza nesta quarta-feira (11/12), a partir das 20h, sessão solene para entrega da Medalha Ouro Verde ao Iate Clube de Londrina, fundado em 1958, logo após o represamento das águas do ribeirão Cambé, formando o lago Igapó. A iniciativa para a concessão da honraria partiu do vereador Tio Douglas (PTB), foi subscrita por mais 12 vereadores e sancionada por meio da Lei n° 11.946/2013.
Após a construção da barragem de 142 metros de extensão no ribeirão Cambé, em 1958, obra liderada pelo prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, o coletor Severo de Rudin Canziani e o empresário e comendador Júlio Fuganti, surgiu o lago artificial Igapó, com aproximadamente 3,5 mil metros de extensão e cerca de 200 metros de largura. O fechamento das comportas da barragem, projetada pelo engenheiro Amilcar Neves Ribas, permitiu a prática de esportes náuticos no recém-criado lago e a partir daí tomou fôlego a ideia de criação do Iate Clube.
O primeiro Comodoro do Clube, eleito por aclamação, foi o comendador Júlio Fuganti e a primeira ação do clube, ao preço de 50 mil cruzeiros à época, foi adquirida pelo coletor Severo de Rudin Canziani. No início, o Clube possuía apenas uma portaria e pequenas construções, mas a partir de 1966, sob a presidência do empresário Mário Fuganti, a área passou a contar com um escritório, uma piscina e um campo de futebol. A partir de 1972, a direção do Iate Clube começou a promover bailes dirigidos aos jovens londrinenses,como também iniciou a construção de boxes para barcos.
Em fevereiro 1973 foi realizado o primeiro Baile do Hawaí, até hoje uma marca registrada do Iate Clube de Londrina, evento que reúne anualmente quase dez mil pessoas. No período de 1975 a 1985 foram construídas as quadras poliesportivas, campos de futebol, novas piscinas, quadra de tênis, churrasqueiras e outras benfeitorias. O clube apresenta uma área total de 67,2 mil m², sendo 61% de área verde, com gramado, árvores, arbustos e flores e um salão social de 4 mil m² em dois pavimentos.
Foi no Iate Clube de Londrina que surgiu a modalidade de Futebol Suíço no Brasil, trazida por um dos sócios recém-chegados de Portugal, Vasco Martins, que copiou da sua terra natal as dimensões do campo e o número de jogadores necessários à prática do esporte. Outra modalidade esportiva tradicional do Iate Clube de Londrina é o Caiaque Polo, tendo o clube abrigado inclusive a seleção brasileira de canoagem e sediado a realização de campeonatos internacionais do esporte.