O Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) está levantando fundos para para comprar brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade de Londrina. Será a segunda edição do “Natal do Gedal”, criado em 2019, mas suspenso no ano passado devido à gravidade da pandemia do novo coronavírus pré-vacinação.
Em 2019, a ação foi feita com doações de brinquedos, que foram distribuídos em uma das noites de observação de corpos celestes. Porém, neste ano, o grupo achou mais viável pedir doações para comprar os brinquedos, embrulhar e distribuir, uma vez que as observações seguem suspensas até 2022. “Aí, pensamos: não vamos deixar passar em branco de novo”, diz um dos coordenadores do Gedal, Miguel Fernandes Moreno.
Para quem puder e quiser contribuir, o Pix é [email protected] Qualquer valor é bem-vndo.
Leia mais:
Jovens de Londrina e da região são destaques no cenário musical
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Veja como foi o Natal do GEDAL em 2019
Segundo Moreno, a campanha teve início no fim de novembro. “Fiz aniversário no último dia 25 e, na época, fiz um vídeo agradecendo os amigos e pedindo, de aniversário, um Pix para o ‘Natal do Gedal’”, diz. Até o momento, foram arecadados cerca de R$ 1,7 mil, mas a expectativa é de alcançar R$ 5 mil até o fim de semana. Os brinquedos serão comprados na segunda-feira (20); um mutirão será formado para embrulhá-los entre terça e quarta (21 e 22, respectivamente); e o Papai Noel do Gedal vai entregar na quinta e sexta (23 e 24). “Isso é muito bacana”, diz Moreno.
Em 2019, os brinquedos foram doados para as crianças da ocupação Flores do Campo. Os locais deste ano ainda não foram definidos, mas, como pretendem arrecadar um valor razoavelmente alto, o grupo pensa em distribuir não apenas em Londrina, mas, também, em Ibiporã e Cambé.
O Gedal é uma associação civil sem fins lucrativos atuante em Londrina desde 1999 e devidamente legalizada em 2001. É formado por pessoas das mais variadas formações culturais e profissionais, unidas pelo interesse mútuo em torno da astronomia e suas ciências correlatas. O grupo promove as mais variadas atividades em prol da divulgação dos conhecimentos científicos acerca dos corpos celestes.