A convivência e o respeito à diversidade são valores fundamentais de uma escola acolhedora. O tema “Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso” integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em conjunto com mais 14 temas chamados de Temas Contemporâneos Transversais.
Em destaque, a necessidade de a escola contribuir para aplacar toda discriminação preconceito e dialogar com a multiculturalidade. Dentre as práticas, exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos.
Nesse sentido, é papel também da escola, desde a Educação Infantil, o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Em uma ação integrada entre a SME (Secretaria Municipal de Educação) e SMI (Secretaria Municipal do Idoso), alunos do P4 da Escola Santos Dumont, Jardim Industrial, região oeste de Londrina e idosas que frequentam o CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Oeste, tiveram um encontro bastante proveitoso e trocaram experiências.
A proposta intergeracional foi realizada na semana passada na sala de aula da unidade escolar e permitiu que as crianças na faixa etária de quatro a cinco anos conhecessem como eram os brinquedos de antigamente, a forma de brincar e também participassem - junto com aqueles que têm mais de 60 anos - de uma oficina de dobradura.
A interação entre as gerações fluiu naturalmente e, graças à medição das professoras Elisa Fernandes e Angélica Silva, idosos ecrianças formaram uma grande turma em uma roda de conversas e brincadeiras.
Conforme planejado, os alunos foram as anfitriões e estavam dispostos a ouvir dos sábios convidados o que tinham para contar e mostrar. A coordenadora pedagógica e diretora em exercício da unidade, Patricia Molina Gama, apoiou a ideia desde a sua concepção e valoriza a iniciativa da professora regente, Elisa Fernandes.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: