Londrina

Empresas não se interessam por plano de manejo do Bosque

08 jan 2013 às 17:02

Nenhuma empresa se interessou pelo processo de licitação aberto pela Prefeitura de Londrina para a elaboração do plano de manejo do Bosque Central. "Deu deserto. Vamos analisar a situação e republicar o processo. Agora, com o objetivo de atrair firmas de outras cidades do estado, como Curitiba e Maringá", contou o novo secretário do Ambiente, Cleuber Brito.

O plano de manejo é essencial para o início da revitalização do Bosque. Ele foi lançado no mês passado, pela administração Gerson Araújo (PSDB), depois que técnicos da Secretaria do Ambiente (Sema) visitaram o espaço e constataram diversos problemas, como sujeira, mobiliários quebrados e, principalmente, o excesso da presença de árvores exóticas. "Elas atrapalham no desenvolvimento das espécies nativas. Há, ainda, árvores condenadas, que precisam ser abatidas, a falta de proteção e o uso do bosque para a prática de atos ilícitos", completou Brito.

Na avaliação do secretário, os problemas só vão poder ser resolvidos após a elaboração do plano. Ele também garantiu que, enquanto espera pela empresa, a Sema vai continuar realizando a limpeza do Bosque. "Em parceria com a CMTU e Secretaria de Obras, conseguimos fazer a remoção do lixo e do entulho acumulado no espaço e readequar o sistema de iluminação pública", disse.


Continue lendo