Londrina

Em menos de 54h seis pessoas morreram na PR-445 e BR-369

19 set 2009 às 19:47

Forte temporal provoca acidentes na PR-445. Ciclista é atropelado na PR-445 e idoso no terminal. Atropelado tem fratura exposta e agressor foge. Acidentes vitimam três na PR-445; carro é arrastado 50m. Mais um acidente fatal na PR-445: motociclista é a vítima. Acidente entre três veículos mata jovem na BR-369. Acidente deixa um morto e um ferido em Warta. Ciclista morre em atropelamento na PR-445. Rapaz perde a vida ao capotar camionete na BR-369.

Estas foram as manchetes do portal Bonde que durante a semana retrataram o perigo que é transitar pelas duas rodovias que cortam Londrina (e cidades da região): a PR-445 e a BR-369. O número de acidentes registrados impressiona. E no momento em que a prefeitura da cidade lança a campanha para que as pessoas respeitem a faixa de pedestre, estes dois trechos também deveriam merecer atenção sobre o que é necessário fazer para melhorar a segurança.


Das 18h de quarta-feira (16) até às 0h deste sábado (19) seis pessoas perderam a vida: quatro na 445 e duas na 369.


Na tarde chuvosa de segunda-feira (14) dois acidentes foram registrados em menos de 30 minutos (na PR-445): após aquaplanar, o motorista de um Gol perdeu o controle e capotou. Poucos minutos depois, uma colisão auto x caminhão deixou uma vítima. Um Volkswagen Gol colidiu na traseira de um caminhão Mercedes Benz. A passageira do Gol teve contusões torácica provocada pelo cinto de segurança.


Terça-feira (15) a vítima foi um ciclista de 37 anos. No começo da noite ele foi atingido por uma Fiorino quando pedalava pela marginal no sentido Iapar - Base Zona Sul dos Bombeiros. Ele teve ferimentos no ombro e punho direito, e foi levado para o Hospital da Zona Sul para verificar a gravidade das lesões.


Os acidentes trágicos começaram a acontecer na noite de quarta-feira (16), na PR-445. O condutor de uma Honda Titan foi atingido por um veículo que tentava atravessar a pista na altura do Jardim Novo Bandeirantes (em Cambé). Ele sofreu fratura exposta na perna e escoriações diversas pelo corpo. O motorista do automóvel evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima.


Pouco mais tarde, a primeira vítima fatal. Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em acidentes distintos registrados na PR-445, em Londrina. Uma Fiat Strada tentou cruzar a via, próxima da Associação da Embrapa, e foi atingida por caminhão bi-trem. O carro foi arrastado por cerca de 50m. O passageiro do veículo, Nilson Domingos Oliveira, 50 anos, sofreu politraumatismo e morreu no local. O motorista do veículo, sofreu contusões em cervical e lombar.


A poucos metros dali, em frente ao campus da Universidade Estadual de Londrina, outro acidente. Um Ford Corcel trafegava pelo acostamento e na contramão, tentou cruzar a via e colidiu frontalmente com um caminhão. Apresentando sinais de embriaguez, o motorista do Corcel ficou preso em meio as ferragens do automóvel e depois encaminhado em estado grave à Santa Casa de Londrina.


A noite trágica foi fechada com a morte de um motociclista, também na 445. Roberto Chaves de Oliveira, 42 anos, perdeu a vida por volta de 23h15 quando foi atingido frontalmente por uma camionete GM S-10, cujo condutor fugiu do local. O acidente foi próximo ao Shopping Catuaí.


Na quinta-feira (18) uma jovem de 22 anos morreu no trecho da BR-369 que corta Londrina (sentido Ibiporã, próximo ao clube Grêmio Londrinense). No começo da noite Denise de Fátima de Jesus estava em sua motocicleta Biz quando teria atingido o retrovisor de um Renault Clio, que evadiu-se do local. Com a pancada, ela se desequilibrou, bateu na lateral do ônibus e foi parar embaixo do veículo, tendo morte instantânea.


As últimas duas vítimas fatais foram na noite de sexta-feira (19): um ciclista na 445 e um motorista na 369. O ciclista Noel Cardoso, 43 anos, teve morte instantânea ao ser atingido por um VW Voyage, por volta de 20, na zona sul de Londrina. Chovia muito no horário do acidente. Testemunhas disseram que o semáforo estava verde para o Voyage, que não teria visto o ciclista. Na 369, no limite entre Cambé e Rolândia, Gustavo Pedroso Cordeiro dos Santos, 22 anos, perdeu a vida ao capotar uma camionete Silverado. Dois passageiros que estavam juntos tiveram ferimentos graves, porém, não correm risco de morte. Gustavo teria convidado os amigos para experimentar a camionete, que havia acabado de comprar. Ele estaria em alta velocidade ao capotar o veículo.

Este levantamento leva em conta apenas os acidentes ocorridos entre 14/09 e 25/09, mas durante o ano muitas colisões, capotamentos e atropelamentos têm ocorrido nas duas rodovias. Antes que alguma coisa seja feita pela autoridades, motoristas e pedestres precisam de atenção, cuidado e respeito para não acabarem como vítimas.


Continue lendo