O período de rematrícula começa amanhã para as escolas de 1ª a 8ª séries. Só após esta etapa prefeitura saberá quantas novas vagas vai poder oferecer
Mais de 35 mil alunos da rede municipal de ensino poderão realizar suas rematrículas nesta quarta e quinta-feiras, nas respectivas escolas em diferentes horários de acordo com a instituição. Após a rematrícula, abre-se o período de oferta de vagas para novos alunos - de 18 a 29 deste mês - que vão ingressar em turmas de 1ª a 8ª séries no ano letivo de 2003.
Nos centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) a fase de rematrículas começa no dia 18 e vai até o dia 22. Os interessados nas novas vagas para os CMEIs devem procurar as instituições a partir do dia 25 até 28 deste mês. "Os pais devem estar cientes das datas para evitar transtornos nas escolas e creches", afirmou Amélia Gomes do Prado Pierri, gerente das secretarias escolares.
No mês que vem, do dia 3 ao dia 9, as escolas começam a receber as matrículas para a pré-escola. Já as instituições que oferecem Educação para Jovens e Adultos - 23 na zona urbana e cinco na zona rural - começam a receber as matrículas a partir do dia 9 até o dia 12 de dezembro.
A secretaria orienta os pais para que façam as matrículas o quanto antes. "Pedimos aos pais que usem o critério da distância, procurando as escolas mais próximas de suas residências. As escolas também podem encaminhar os pais para outras que tenham vagas e exijam menos transporte", afirmou Amélia.
A Secretaria de Educação de Londrina mantém 66 escolas na zona urbana, 10 na zona rural e 12 centros municipais de Educação Infantil. Segundo estatísticas do final de outubro deste ano, 26.573 alunos se matricularam em escolas na zona urbana, 5.278 na zona rural e 969 em creches.