A população de Londrina terá mais uma oportunidade para descartar recicláveis, por meio de um drive-thru (sem sair do carro) que acontecerá neste domingo (1º), das 9h às 13h, no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central de Londrina (IPCL), na Rua João XXIII, 401. A ação "Rotary Coleta” é uma iniciativa da IPCL, em parceria com o Rotary Club de Londrina Sul e apoio da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema).
Na ocasião, poderão ser descartados diversos itens, como aparelhos de televisão, pilhas e celulares, chapas de raio-x, óleo de cozinha utilizado, entre outros. Também será possível fazer a entrega de roupas e tecidos. Os equipamentos eletrônicos que estiverem em bom estado serão recuperados e doados para instituições que atendem pessoas em situações de vulnerabilidade. Os demais serão destinados à reciclagem. O mesmo acontece com as roupas. As que não puderem ser doadas serão enviadas para cursos profissionalizantes promovidos pelo Rotary Club de Londrina Sul, no Conjunto Aquiles Stenghel.
A gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Cleonice Pissinati, disse que a iniciativa é importante porque oferece mais uma opção para o descarte adequado dos resíduos eletroeletrônicos. Segundo ela, além de proporcionar um local para as pessoas descartarem estes materiais, a ação conscientiza a comunidade sobre a importância do descarte correto. "Alguns componentes podem contaminar o solo e o lençol freático com substâncias nocivas, como os metais pesados (mercúrio, berílio e chumbo), que são altamente prejudiciais à saúde humana, aos animais e às plantas. Por isso é fundamental dar a destinação correta aos materiais”, disse.
Leia mais:
Bairro da Zona Norte de Londrina recebe 240 novas unidades habitacionais
Jovens de Londrina e da região são destaques no cenário musical
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
A ação "Rotary Coleta” faz parte das comemorações dos 85 anos de fundação da Igreja Presbiteriana Central, que está promovendo diversas atividades de extensão à comunidade.