Termina no dia 30 de dezembro o prazo para as pessoas doarem parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Londrina. A campanha "Decida o destino do seu Imposto de Renda e faça uma criança feliz", foi lançada no dia 2 de novembro pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e vai até o último dia útil deste mês.
O objetivo da campanha, realizada em Londrina desde 2002, é arrecadar recursos para auxiliar o trabalho de entidades que cuidam de crianças e jovens. Desde o lançamento da campanha, o valor das doações tem aumentado. Em 2002, o conselho arrecadou R$ 39.038,67, enquanto que no ano passado o valor arrecadado foi de R$ 293.789,15.
Os interessados em fazer a doação podem fazê-la de duas maneiras: casada ou direta. Na primeira, o doador pode escolher qual instituição quer que receba o dinheiro. Neste caso 10% do valor vai para o FMDCA e 90% vai para a entidade indicada. Se o contribuinte optar pela doação direta, o dinheiro arrecadado vai para o conselho, que depois encaminha às instituições cadastradas, conforme projeto aprovado pelo conselho.
Pessoas físicas podem doar até 6% do Imposto de Renda devido e pessoa jurídica pode destinar 1%. Os interessados em fazer a doação ao fundo devem ligar para o número 3379-3210, e informar nome, número do CPF ou do CNPJ, endereço, valor da destinação. Após fazer cadastro o contribuinte recebe em casa um boleto bancário para pagamento e o valor pode ser deduzido da declaração do imposto de renda, feita no primeiro quadrimestre do ano que vem.
Informações da Prefeitura de Londrina