Antes mesmo das 8h deste sábado (21), horário marcado para o início da bênção dos veículos na Catedral Metropolitana de Londrina, vários motoristas já aguardavam na travessa Padre Bernardo Greiss. É o caso do professor Leonardo Santos, 29, que aproveitou o caminho para o trabalho para ter um momento de fé - e foi o primeiro da fila.
“Acho importante abençoar o carro, porque sem Deus a gente não é nada”, diz Santos. “É a primeira vez que eu faço. Como eu venho todo domingo na missa, eu vi o recado. É o primeiro carro que eu comprei, tem que abençoar.”
A cerimônia especial foi em alusão à Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, e em homenagem à Madre Leônia, padroeira da vida no trânsito, e aos 90 anos da Catedral.
Leia mais:
Obras em centros de estudos mudam cenário da UEL
Cursinho da UEL aprova 79 estudantes no Vestibular 2025
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
Secretaria da Fazenda quer mais eficiência na gestão em Londrina
O padre Joel Medeiros, pároco da Catedral, explica que o objetivo da bênção é o “chamado à vida”, ressaltando a proteção no trânsito, espaço ocupado por milhares de londrinenses todos os dias. As irmãs claretianas e os padres Wendel Perre dos Santos e Layrton dos Santos também participaram da cerimônia.
“O trânsito é o lugar da convivência, onde vivemos a comunhão entre nós, e, ao mesmo tempo, é o lugar onde você vai e vem. Percebemos que há muita violência, morrem muitas pessoas durante o ano, há muitos acidentes. O objetivo da bênção é o chamado à vida, é saber que a cidade é comum a todos”, afirma Medeiros. “É a proteção e o cuidado que cada um de nós precisa ter. ”
Aos condutores que passaram pelo local, também foram entregues fitas de proteção e os dez mandamentos do motorista.
Os perigos nas ruas e avenidas da cidade foram citados pela cabeleireira Márcia Regina Borges de Oliveira, 63, que vê na bênção uma forma de buscar proteção. “Eu estava vindo para cá e vi três acidentes de trânsito. Eu moro no Maria Lúcia. Eu acredito que essa bênção livra a gente, protege”, destaca.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: