Londrina

Detentos do Creslon vão ajudar a modernizar lagos em Londrina

02 out 2019 às 10:02

A SI (Sercomtel Iluminação) contratou mais 14 apenados do Creslon (Centro de Reintegração Social de Londrina) para atuar na companhia. Desde abril a empresa londrinense já contava com seis pessoas do Centro, e agora está reforçando o quadro, principalmente por causa da proximidade da execução de projetos extensos elaborados pela prefeitura, como as modernizações dos lagos Igapó 2, Cabrinha e Lago Norte, que devem começar nas próximas semanas. A atuação dos detentos, que se encontram exclusivamente em regime semiaberto, faz parte do programa de responsabilidade social da SI.

O trabalho do pessoal do Creslon é de especial valia para a empresa, principalmente por causa da sua grande produtividade. A Sercomtel Iluminação conta com os serviços dentro do processo de ressocialização promovido pelo Estado, mas, ao mesmo tempo, espera retorno nas atividades de campo. O convênio tem a anuência do Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná).


Pelos serviços prestados à Sercomtel Iluminação, que são realizados de segunda a sexta-feira pela manhã e tarde, os detentos reduzem um dia na pena para cada três trabalhados, além de receberem ¾ do salário mínimo, que é depositado numa conta poupança especial em seus nomes. Eles podem, inclusive, destinar 80% do valor à família.


Durante a hora do almoço eles recebem alimentação; e uma nova refeição ao final do dia, que são oferecidas pela empresa. O transporte, ida e volta, também é de responsabilidade da companhia, que, no fim do expediente, disponibiliza ainda banho e asseio pessoal antes de conduzi-los novamente ao Centro, para o pernoite.

Os projetos a serem executados nos lagos serão progressivos e exigirão bastante das equipes da SI. A Prefeitura de Londrina pretende implantar luminárias LED nas três localidades, deixando a cidade mais bonita e atraente, além de mais segura.


Continue lendo