O tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro, realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu cerca de 12 mil pessoas, superando o público do ano passado, quando estiveram presentes cerca de 10 mil pessoas. Participaram do desfile mais de 6 mil pessoas, incluindo alunos e corpo docente de 20 unidades escolares, sendo 18 municipais e duas estaduais, além de 60 instituições e membros de diversas forças de segurança.
O desfile iniciou aproximadamente às 9 horas, com o hasteamento de bandeiras pelo prefeito de Londrina Alexandre Kireeff, além do chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Londrina, subtenente Sandro Jefferson de Jesus Ribeiro e do comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar do Estado do Paraná, tenente-coronel Marcos Antônio Wosny Borba.
Abriram o desfile os membros do Tiro de Guerra de Londrina e os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira e da Força de Emergência das Nações Unidas. Na sequência desfilaram as forças policiais, incluindo o 5º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná; a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado do Paraná; a 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual; a 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental; o 3º Grupamento de Bombeiros; a Guarda Municipal de Londrina; o 3º Grupamento de Bombeiros e a 10ª Subdivisão Policial de Londrina (Polícia Civil).
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Trabalhos
Durante as comemorações, os alunos apresentaram diversos trabalhos com o tema do desfile "Educação e Esporte: unindo nações e transformando cidades". Foram homenageados atletas londrinenses, atletas olímpicos, jogadores do Londrina Esporte Clube (LEC), modalidades olímpicas, entre outros. O desfile também contou com a participação de atletas e ex-atletas de várias modalidades, como o ex-atleta olímpico e professor de Educação Física na rede municipal, Cleverson Oliveira da Silva.
O público presente também se embalou ao som de diversas fanfarras: da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Instituto Londrinense Educação para Crianças Excepcionais (Ilece); Escola Municipal Carlos Dietz; Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel); Grupo de Bombeiros Civil Mirim; Guarda Mirim e Clube dos Desbravadores, além da banda do Colégio Marcelino Champagnat e da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional.
Também houve um desfile de ônibus antigos, da Viação Garcia, que fizeram a história de Londrina e este ano o evento contou com a participação dos motoclubes Vida Boa Demais e Esquadrão de Cristo. O encerramento aconteceu às 11h45.
"Foi um desfile com recorde de participantes e com maior duração, dos últimos cinco anos. Teve um grande envolvimento da população, escolas e familiares de alunos", avaliou a coordenadora de Comunicação e Eventos, da Secretaria Municipal de Educação, Talícia Serafini, que também destacou que as comemorações de 7 de setembro foram democráticas e abriram espaço para diversos tipos de manifestações.