O tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro, realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu cerca de 12 mil pessoas, superando o público do ano passado, quando estiveram presentes cerca de 10 mil pessoas. Participaram do desfile mais de 6 mil pessoas, incluindo alunos e corpo docente de 20 unidades escolares, sendo 18 municipais e duas estaduais, além de 60 instituições e membros de diversas forças de segurança.
O desfile iniciou aproximadamente às 9 horas, com o hasteamento de bandeiras pelo prefeito de Londrina Alexandre Kireeff, além do chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Londrina, subtenente Sandro Jefferson de Jesus Ribeiro e do comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar do Estado do Paraná, tenente-coronel Marcos Antônio Wosny Borba.
Abriram o desfile os membros do Tiro de Guerra de Londrina e os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira e da Força de Emergência das Nações Unidas. Na sequência desfilaram as forças policiais, incluindo o 5º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná; a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado do Paraná; a 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual; a 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental; o 3º Grupamento de Bombeiros; a Guarda Municipal de Londrina; o 3º Grupamento de Bombeiros e a 10ª Subdivisão Policial de Londrina (Polícia Civil).
Leia mais:
Comércio exterior e novos negócios é foco da 22ª edição do Encontros Folha
Finados movimenta cemitérios de Londrina
Banda Afroribeirinhos traz mistura de gêneros musicais a Londrina
Alunos de colégio estadual de Londrina participam de ação de revitalização de córrego
Trabalhos
Durante as comemorações, os alunos apresentaram diversos trabalhos com o tema do desfile "Educação e Esporte: unindo nações e transformando cidades". Foram homenageados atletas londrinenses, atletas olímpicos, jogadores do Londrina Esporte Clube (LEC), modalidades olímpicas, entre outros. O desfile também contou com a participação de atletas e ex-atletas de várias modalidades, como o ex-atleta olímpico e professor de Educação Física na rede municipal, Cleverson Oliveira da Silva.
O público presente também se embalou ao som de diversas fanfarras: da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Instituto Londrinense Educação para Crianças Excepcionais (Ilece); Escola Municipal Carlos Dietz; Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel); Grupo de Bombeiros Civil Mirim; Guarda Mirim e Clube dos Desbravadores, além da banda do Colégio Marcelino Champagnat e da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional.
Também houve um desfile de ônibus antigos, da Viação Garcia, que fizeram a história de Londrina e este ano o evento contou com a participação dos motoclubes Vida Boa Demais e Esquadrão de Cristo. O encerramento aconteceu às 11h45.
"Foi um desfile com recorde de participantes e com maior duração, dos últimos cinco anos. Teve um grande envolvimento da população, escolas e familiares de alunos", avaliou a coordenadora de Comunicação e Eventos, da Secretaria Municipal de Educação, Talícia Serafini, que também destacou que as comemorações de 7 de setembro foram democráticas e abriram espaço para diversos tipos de manifestações.