Londrina

Desempregados aprendem ofício e renovam esperança

26 nov 2003 às 07:17

Trinta e seis novos profissionais se preparam para ingressar no mercado de trabalho em Londrina e tentar mudar a realidade de desemprego e pobreza que permeou suas vidas nos últimos tempos. Na terça os alunos do segundo curso de capacitação em jardinagem e açougue, promovido pelo programa Fome Zero, receberam, do prefeito Nedson Micheleti (PT), os certificados de conclusão.

Cada formando tem uma história de luta por trabalho para contar. Cléverson Ricardo de Souza, 22 anos, trabalhou durante um bom tempo como encadernador. Sem emprego, ele passou apenas dois meses. Mas foi uma eternidade para quem tinha esposa e três filhos pequenos para sustentar. ''A gente se vira como pode, e Deus ajuda um pouco. Ainda não tenho uma vaga em vista, mas seria pior ainda se eu não tivesse feito o curso. Tenho esperança de que o trabalho aparece'', afirma.


Enquanto isso, Souza treina jardinagem no próprio quintal, numa casa da região central de Londrina. David Elias da Silva, 19 anos, teve mais sorte. Deixou currículo em um mercado do Parque Ouro Branco (Zona Sul) e, mal terminou o curso de açougue, já foi contratado.


''Nunca tinha mexido com isso, mas não foi tão difícil. Sem esse emprego, eu já estava decidido a ir trabalhar na roça, em Ivaiporã'', conta. Apesar de morar com o pai, Silva ganhou, há dois meses, um novo motivo para batalhar por um emprego: um filho.

Leia a matéria completa na edição desta quarta da Folha de Londrina


Continue lendo