Londrina

DER substituirá passarela de concreto por uma de metal

15 mar 2018 às 11:20

Reclamação antiga da população na zona sul de Londrina, a "passarela do medo" pode estar com dias (ou meses) contados. Um projeto do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná) quer transformar o espaço, substituindo a antiga estrutura de concreto por uma de metal. O objetivo é dar mais segurança aos usuários. A atual já foi palco de vários casos de violência: estupro, tráfico de drogas e assalto.

Em 2014, por exemplo, até um dedo (amputado) foi encontrado no local. A estrutura fica na região do Parque Ouro Branco, sobre a rodovia Celso Garcia Cid, trecho urbano da PR-445. Causos que deixaram a 'comunidade de cabelo em pé'. De acordo com o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Paraná (DER), Sérgio Selvatici, o estudo projeta transformar parte daquela estrutura em uma de metal. Como as paredes são de concreto, os fatos que acontecem no interior não são vistos por quem está do lado de fora, facilitando a ação de criminosos. Com a nova estrutura de metal, os pedestres não se sentiriam mais tão inseguros.


Além disso, o local seria melhor iluminado e daria maior sensação de proteção aos usuários. O projeto estaria ainda em fase de licitação e o DER não teria uma data para iniciar a execução da obra.

População se arrisca entre veículos
Com tantos casos de violência no local, muitos pedestres deixam de encarar a passarela para atravessar a PR-445 caminhando pela pista. Eles se arriscam em meio aos veículos, que circulam em alta velocidade. "Ela é nojenta. Eu prefiro não usar, mas escuto as pessoas que a utilizam reclamando. Além dos bandidos que se aproveitam dela, dizem que jogam sujeira e até defecam dentro", conta o aposentado João Correia. Para o pedreiro Antônio Fernandes de Oliveira, uma nova estrutura de metal seria bem-vinda pela comunidade. "Daria um outro visual para a região. Com certeza, também seria mais aproveitada pelos pedestres", avalia Oliveira.


Continue lendo