O primeiro caso de dengue do segundo semestre foi confirmado no final da tarde de anteontem em Londrina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foi constatado resultado positivo do exame de uma paciente de 22 anos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Leonor (zona oeste).
A gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, afirmou que o caso é ''importado'' de Boa Vista, capital de Roraima. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a paciente afirmou à equipe da UBS que os sintomas apareceram 10 dias após viagem a Boa Vista. ''É 100% de certeza que trata-se de um caso importado.
O período entre a contaminação pelo vírus e o surgimento dos sintomas demora alguns dias'', explicou Sônia. Para evitar disseminação da doença, três equipes de combate ao mosquito Aedes aegypti foram deslocadas para a região de residência da paciente, na área central da cidade, para realizar bloqueio de 300 metros de raio e controle do inseto.
''A princípio, as operações de campo não vão sofrer nenhuma alteração fundamental devido ao registro do caso'', garantiu. A Secretaria de Saúde conta com 226 agentes para ações regulares de combate à dengue.
Leia a matéria completa na edição desta quinta da Folha de Londrina