A Copel vai iniciar na segunda-feira a regularização das ligações clandestinas de energia elétrica, 'os gatos', em todos os assentamentos e ocupações ilegais de Londrina. A solução provisória encontrada pela companhia de energia deve atingir cerca de 1,2 mil famílias.
Segundo o superintendente regional de distribuição da Copel, Elsson Marcos Spigolon, a empresa vai instalar medidores coletivos, mas a fatura será única. 'Vamos nos reunir com as lideranças comunitárias para informá-las de nossa decisão e também vamos fazer algumas sugestões para que os moradores administrem bem essa situação', disse.
As ligações clandestinas serão extintas. No lugar delas, a Copel vai instalar a rede elétrica com um único relógio que terá um disjuntor que vai proporcionar segurança aos usuários. A Copel informou que alguns locais podem necessitar de mais de um medidor por causa do grande número de usuários.
A empresa não soube precisar quanto tempo levará para executar o serviço. Spigolon disse ainda que o custo das instalações é mínimo para a empresa. Ele também ressaltou que a regularização é fundamental para a conscientização de todos os usuários sobre o plano de racionamento de energia elétrica.
* Leia mais em reportagem de Edna Mendes na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado