A Coocepeve, uma das cooperativas de reciclagem que fazem a coleta seletiva em Londrina, começou a cobrar R$ 1 pelo fornecimento de sacos verdes aos moradores atendidos pelo serviço. A entidade coleta o valor e em troca entrega quatro recipientes de plástico ao morador. "Ele utiliza um saco por semana e gasta R$ 1 por mês", explicou a presidente da Coocepeve, Sandra Araújo Barroso, em entrevista à rádio CBN Londrina.
O método, ainda em fase de testes, ajudou a cooperativa a economizar tempo de serviço e aumentar a quantidade de material coletado. "Até o ano passado, a gente recolhia o material de 55 mil domicílios. No mês passado, passamos a fazer o serviço em menos de 25 mil imóveis, mas estávamos gastando o mesmo tempo. Com os sacos verdes, conseguimos otimizar a coleta e recolher ainda mais material", destacou.
Antes dos sacos verdes, o serviço era normalmente finalizado no final da tarde. "Agora, estamos terminando tudo por volta das 14h, 15h. Com isso, temos mais tempo para fazer a triagem do material", explicou Sandra.
Ela admitiu que alguns moradores ainda não concordam com a iniciativa. "Eles dizem que os sacos deveriam ser fornecidos pela prefeitura. Tentamos explicar que o município não entrega mais e os moradores acabam aceitando", contou.
A Coocepeve pretende elaborar a proposta e fazer com que outras cooperativas também passem a adotá-la. "Quanto mais sacos a gente comprar, maior é a economia", concluiu.