O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou 13 casos de dengue em moradores do Assentamento Novo Amparo II e um caso no conjunto habitacional Armindo Guazzi, ambos na região leste de Londrina . Os casos são referentes a notificações realizadas durante o mês de novembro.
Levantamento realizado pela Secretaria de Saúde mostra que os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, predominam em recipientes para a armazenagem de água, como latas, bacias e baldes. " (A região) É um local precário, que não conta com abastecimento de água por isso as pessoas guardam água da chuva para consumo em recipientes destampados, o que acaba servindo de criadouro para o mosquito transmissor", explicou Josemari de Arruda Campos, gerente do serviço de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a Agência de Notícias da prefeitura, para conter o surto os agentes de controle da dengue estiveram no local onde foi feita a aplicação de larvicida e a partir desta quinta-feira três caçambas estarão no local para armazenar o lixo com remoção a cada semana.
Com a confirmação dos novos casos de dengue no assentamento Novo Amparo II, mais um da região do conjunto habitacional Armindo Guazzi, aumenta de 371 para 385 o número de casos da doença na cidade, sendo que nas últimas semanas foram notificados 41 casos suspeitos só no assentamento.