O novo contrato de concessão do transporte coletivo em Londrina – válido pelos próximos 15 anos – entra em vigor a partir da 0h deste sábado (28) traz novidades. Além de ônibus recém-adquiridos e mais unidades com ar condicionado, internet rápida em 100% da frota e nos terminais de integração, modernização da bilhetagem eletrônica, implantação de sistema para gerenciamento dos carros em tempo real, dentre outras melhorias, o convênio prevê mudanças em algumas das atuais linhas. O objetivo é ampliar a oferta do serviço, melhorar o aproveitamento de itinerários e padronizar a numeração dos veículos.
A primeira alteração ocorre na linha 801 – Terminal Vivi Xavier / Centro Cívico, que passará a atender também o Terminal Acapulco, na região sul da cidade, com 24 novos horários. A 807 – Terminal Oeste / Centro Cívico é outra que foi ampliada e, agora, atenderá com 27 partidas extras as proximidades do Parque Ney Braga e do trevo da BR-369 com a PR-445.
A 809 – UEL / Hospital Universitário (HU) saltará de 6 para 10 horários ao longo dia, passando a incorporar o trajeto antes realizado pela linha 305 – Campus via Madre Leônia, que será extinta. Com isso, a 305 funcionará somente em seu itinerário original, via rua Prefeito Faria Lima, e os passageiros da região da PR-445 terão como alternativa as linhas 213 – Shopping Catuaí e 229 – Gleba Palhano.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
A 904 – São Lourenço – Terminal Vivi Xavier deixará de ir do Terminal Acapulco até o bairro. O caminho entre a estação de integração na zona sul e o conjunto São Lourenço será assumido definitivamente pela linha 218 – Jatobá, com a mesma grade horária que vigorava até então. Assim, a 904 mudará de nome e passará a se chamar 904 – Terminal Vivi / UEL / Terminal Acapulco.
Mantendo o mesmo percurso, horários de partidas e plataforma de embarque no Terminal Central, a linha 903 – Anel Central receberá outra numeração. A partir de sábado, ela estará à disposição dos usuários como 228 – Anel Central – Av. Bandeirantes. Medida semelhante ocorrerá em outras linhas que não acessam o TC: a atual 503 – Rápido Aquiles adotará o numeral 703, a 506 – Rápido Violim / Maria Cecília – Centro mudará para 706 e, finalmente, a 705 – Rápido Cafezal terá o número 604.
Para comunicar os clientes do sistema sobre as alterações, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) afixou cartazes nos ônibus e pontos de embarque e desembarque. Os detalhes da reestruturação também podem ser conferidos no site da CMTU, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br, na opção "transporte”. Consultas também podem ser feitas pelo telefone 3379-7967, durante os horários de expediente da companhia.
Novo sistema
Assinada pelo prefeito Marcelo Belinati no último dia 23, a ordem de serviço para início do novo contrato de transporte coletivo em Londrina é resultado do processo licitatório realizado pela CMTU ao longo de 2019. Vencedora da licitação para a área 2, a concessionária Londrisul ampliou sua participação em relação à atual outorga de 15% para 35% da demanda. Já a TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina) saiu ganhadora do certame para o lote 1 e ficará responsável por atender 65% das linhas.