Instalado em cruzamentos semaforizados, o equipamento é acionado por um sensor quando algum veículo avança sobre a faixa de pedestres ou cruza a via quando o sinal está vermelho para o motorista.
A imagem produzida não é de uma foto, mas uma gravação que registra a situação em que o veículo avançou o sinal, registrando inclusive, através de um cronômetro, há quanto tempo que o semáforo está no vermelho.
LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS DE VIDEO-VIGIA
Atualmente são 16 pontos instalados na cidade:
OBS: A competência para autuações em Rodovias Federais é exclusiva da DPRF razão pela qual foram extintos os pontos 9,10,11,12.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Diariamente das 6h às 22h. Inclusive aos sábados, domingos e feriados
PROCEDIMENTO PARA NOTIFICAR UM VEÍCULO
Todas as imagens dos veículos que acionaram o sistema ficam gravadas em um HD instalado na câmera filmadora. Esse HD é recolhido por um técnico e levado para a sala de análise das imagens, onde um agente municipal de trânsito verifica todas as imagens, selecionando as que caracterizam infrações.
O critério para notificar um veículo é ele estar atrás da faixa de retenção no momento em que o semáforo acionar o sinal vermelho e então avançar, ou mesmo parar sobre a faixa de pedestres.
IMAGENS ARQUIVADAS
Somente ficam no sistema da CMTU as imagens que configuram infrações.
PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÃO
A velocidade incompatível com a via, a falta de atenção são grandes possibilitadores de uma infração a ser captada pelo VIDEO VIGIA
MULTA
AVANÇO DO SINAL VERMELHO: multa de R$ 191,54 e perda de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
PARAR SOBRE A FAIXA DE PEDESTRE: multa R$ 85,76 e perda de 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
QUESTIONAMENTO SOBRE A INFRAÇÃO
Em caso de dúvida sobre a infração, o condutor pode solicitar a consulta de imagens na CMTU.
Fonte: CMTU Londrina