Após a realização da pré-conferência municipal dos direitos da pessoa com deficiência, que apresentou propostas de ações pela pessoa com deficiência em Londrina e indicou os delegados para a III Conferência, chegou a hora de decidir as diretrizes e os conselheiros para o próximo biênio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).
Neste ano, o tema da conferência é "Igualdade, dignidade e participação da pessoa com deficiência: um novo jeito de caminhar". Qualquer pessoa pode participar e a emissão de certificado é gratuita.
A III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será no Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece), nos próximos dias 25 e 26. No dia 26, serão apresentadas as propostas para as políticas públicas municipais de inclusão da pessoa com deficiência.
Calçada para todos
O projeto "Calçada para Todos", do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), também foi assunto discutido na pré-conferência. Para que a implantação do piso tátil nas calçadas da cidade seja obrigatória, proposta do projeto, ela deve ainda ser aprovada pela Câmara de Vereadores, para se tornar uma lei.
O objetivo é que essa proposta seja aprovada para que todas as calçadas de Londrina tenham o piso tátil e sejam acessíveis para as pessoas com deficiência.