Com o objetivo de garantir destaque aos investimentos realizados pela Prefeitura na zona rural de Londrina, a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Relatório Final da Comissão Especial (CAF) dos Distritos da Câmara de Vereadores, vai sugerir à Prefeitura a criação do Orçamento Rural. A proposta será apresentada amanhã (19), a partir das 19h, durante reunião de prestação de contas da Comissão, na sala de sessões do Legislativo, que deverá contar com a presença de vereadores, moradores da zona rural, representantes da Administração Municipal e de órgãos públicos estaduais.
Segundo o relator da comissão, vereador Péricles Deliberador (PMN), a Comissão Especial dos Distritos está trabalhando há 22 meses, com atuação distinta em dois períodos. De fevereiro a agosto de 2013 realizou diagnóstico de campo, identificando as principais necessidades da zona rural e, posteriormente, de setembro até novembro deste ano, promoveu reuniões e encontros com diferentes órgãos da prefeitura para atendimento às reivindicações. Somente neste último período, foram realizadas oito reuniões no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) e seis encontros internos, totalizando 14 reuniões de trabalho, a maioria com a presença de moradores que residem na área urbana e rural dos distritos.
"Apesar de todo o esforço, principalmente dos vereadores e da comunidade, as principais reivindicações da zona rural ainda não foram atendidas em função da limitação orçamentária da Prefeitura, mas também pela falta de um planejamento que garanta atendimento às demandas. As ações são sempre pontuais, resolvem apenas reclamações do dia a dia e não são planejadas", afirmou o relator. Deliberador avalia que foram registrados alguns avanços nas áreas de segurança, saúde, educação e conservação das estradas rurais, mas ainda é pouco diante das necessidades apresentadas pela população.
"É por este motivo que estamos propondo a criação do Orçamento Rural, a exemplo do que ocorre hoje com o Orçamento Criança", defendeu Deliberador, lembrando que a proposta não exigirá criação de uma nova estrutura administrativa, mas sim a definição de uma metodologia que contemple as prioridades da prefeitura nas diferentes áreas e, ao mesmo, as reúna num único orçamento para prestação de contas. "Posteriormente, as ações e programas destinados à zona rural deverão ser apresentados inclusive nas audiências públicas de prestação de contas. Com mais visibilidade sobre o trabalho da prefeitura na zona rural, com certeza será mais fácil planejar e investir com eficiência", acredita Deliberador.
Novo aliado - Ainda segundo Deliberador, as reivindicações da zona rural de Londrina também chegaram ao Ministério Público. O vereador informou que na semana passada a Comissão recebeu um ofício do Promotor de Justiça Paulo Tavares, comunicando a abertura de procedimentos administrativos no âmbito do Ministério Público, em razão do envio à Procuradoria Geral de Justiça do Estado, pelo Legislativo Londrinense em agosto do ano passado, do relatório final das demandas identificadas na primeira fase de trabalho da Comissão. "Queremos somar esforços em benefício da comunidade", disse o vereador.