Londrina

Cerca de 5 mil processos estão parados em Londrina

19 set 2001 às 20:04

Advogados e clientes que dependem de sentenças da 1ª Vara Cível de Londrina precisam ter paciência e esperar muito tempo para resolver suas questões judiciais. Há quase três anos sem um titular, desde que o juiz Manoel Sebastião da Silveira Filho foi afastado de suas atribuições pelo Tribunal de Justiça do Paraná, os processos menos urgentes estão se acumulando à espera de decisão. Hoje são 4.660 processos que tramitam na 1ª Cível, quase o dobro do registrado em dezembro de 1998.
Segundo o escrivão titular do cartório, Edson José Brognoli, a 1ª Vara Cível está 'inchada', com muitos processos aguardando sentença. 'Em julho de 1996, quando informatizamos o cartório, a meta era manter em andamento três mil processos. Com um giro anual em torno de 900 processos cíveis e 500 execuções fiscais, dava para manter a média. Mas com o afastamento do titular, a coisa complicou', afirmou.
De acordo com o juiz substituto Mauro Henrique Ticianelli, a nomeação para as vagas é de responsabilidade do Tribunal de Justiça (TJ), que deve regularizar a situação da 1ª Vara Cível até o final deste mês.

* Leia mais em reportagem de Telma Elorza na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quinta-feira


Continue lendo