A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está fazendo melhorias nos 13 cemitérios municipais da cidade, para atender com mais conforto a população de Londrina que visitará os locais no ferido de Finados, em 2 de novembro. De acordo com a Acesf, este é o feriado de maior movimentação nos cemitérios e há a expectativa de receber cerca de 120 mil pessoas durante a semana do feriado.
O trabalho de melhorias começou na segunda-feira (23) e será realizado até o feriado. Segundo o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), a iniciativa foi uma determinação do prefeito Marcelo Belinati para dar melhores condições aos cemitérios de Londrina, a fim de receber a população com mais conforto e segurança.
Tio Douglas deu algumas orientações à população que visitará os cemitérios. "Pedimos que a comunidade não leve flores de plástico, que são proibidas através da resolução nº 1/2011, devido o material poder acumular água, servindo como criadouros do mosquito Aedes aegypti, e que descartem os resíduos corretamente, nas diversas caçambas espalhadas nos locais", frisou.
Leia mais:
Quinta-feira será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Cena musical em Londrina: idosos são destaques no palco e na plateia
1ª edição do Dia da Saul Elkind vai acontecer neste sábado
Londrina e Cambé recebem do Ministério Público selo de ‘Município Antirracista’
Durante o feriado, os atiradores do Tiro de Guerra estarão presentes nos cemitérios, para auxiliar a população sobre os descartes. Conforme Tio Douglas, nesta quarta-feira (25), eles participam de uma capacitação, com os agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o descarte adequado de materiais que podem acumular água, como sacos plásticos, flores artificiais e outros recipientes.
Outras melhorias
A Acesf está tomando medidas preventivas para evitar o aparecimento de escorpiões, como dedetização das áreas, poda de árvores e retirada de entulhos. Mas, é aconselhável que as pessoas, principalmente as crianças, não visitem os cemitérios calçando chinelos ou sandálias. A intenção é evitar possíveis picadas pelos animais.
Os cemitérios também estão recebendo serviços como limpeza, varrição, capina, roçagem e melhorias na iluminação, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) Gerência de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, Companhia Municipal do Trânsito e Urbanização (CMTU), Patronato Penitenciário.
O Cemitério Jardim da Saudade, localizado na zona norte, está recebendo melhorias na iluminação. Todas as lâmpadas do estacionamento foram trocadas e houve a instalação de quatro novos refletores. Também foi feita a poda de árvores em frente à capela, pintura do cruzeiro e do meio fio. No local serão inseridas ainda novas placas de sinalização viária e educativa como: lixo no lixo, proibido estacionar e sobre o horário de funcionamento.
Outro cemitério, o João XXIII, recebeu serviços como poda de árvores, pintura e retirada de entulhos. No São Pedro foram colocados 10 novos vasos, com mudas cedidas pela Sema e Universidade Estadual de Londrina (UEL), e está sendo feita a limpeza e manutenção da praça e a troca de cerca de 20 lixeiras. Além disso, o artista plástico voluntário, Alexandre Achiropita, está restaurando imagens da praça, incluindo o Coração de Jesus, Santa Terezinha e Santo Antônio de Pádua (também conhecido como de Lisboa), que têm quase 80 anos. Também foi executado o serviço de poda de mais de 30 árvores no Cemitério Padre Anchieta, foi finalizada a pintura do novo cruzeiro no Cemitério Distrital de Irerê, além da limpeza em todos os cemitérios municipais.