"O acidente de trânsito não é acidente”, diz a faixa pendurada no carro de som. Neste domingo (8), diversas entidades e pessoas sensíveis à causa foram às ruas para participar da 1ª Carreata em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, em Londrina. Além de lembrar dos que já se foram, a proposta é conscientizar a população dos cuidados nas vias.
O evento faz parte do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, lembrado todos os anos no terceiro domingo do mês de novembro. Por causa das eleições municipais, a ação foi adiantada para este domingo na cidade.
"Nosso foco maior é trazer a memória daqueles que partiram. No Brasil, aproximadamente 50 mil pessoas morrem anualmente, fora os que ficam mutilados, acamados e com sequelas”, menciona Valdir de Oliveira Nascimento, do Núcleo de Apoio às Vítimas de Trânsito em Londrina, do Cedetran (Centro Intersetorial de Prevenção de Acidentes de Trânsito no Paraná). Atualmente, o núcleo atende 298 famílias que precisam de apoio, seja psicológico ou social, de forma voluntária.
LEIA MAIS: Em apenas um ano, seguro DPVAT indenizou quase 20 mil pessoas
LEIA TAMBÉM: Influenciadora digital morre ao cair de moto depois de fugir da PM em Londrina