A Associação Nacional do Bombeiros Civis (ANBC), com sede em Londrina, divulgou nota colocando-se à disposição para auxiliar voluntariamente a corporação de bombeiros militares. Para o presidente da ANBC, Josinaldo Batista do Nascimento, os bombeiros civis são muito pouco acionados tanto pelo poder público como pela população e poderiam atuar, sobretudo, desenvolvendo ações educativas e preventivas.
"Já mandamos ofícios para o Comando dos Bombeiros para trabalharmos em conjunto mas parece que eles não aceitam", relatou Nascimento. A única diferença entre a atuação do bombeiro civil e do militar, segundo o presidente da ANBC, "é o nome". Os seus associados, completou, poderiam ser parceiros dos bombeiros militares, ajudando a sanar a defasagem no efetivo da corporação, problema reportado pela Folha em matéria publicada na última quinta-feira.
Segundo Nascimento, os bombeiros civis poderiam atuar em escolas e empresas, desenvolvendo atividades educativas e de prevenção. Comprovando a efeciência do profissional civil, a Câmara dos Vereadores de Londrina, através da Lei municipal 8.712, de 14 de março último, declarou o serviço como de utilidade pública.
Leia mais na edição da Folha de Londrina desta segunda-feira
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom