A Biblioteca Pública Municipal de Londrina receberá durante o mês de dezembro, seu primeiro ciclo de meditação. As atividades começam nesta quarta-feira (4), e serão realizadas pelo projeto Dança Meditação com a professora de dança Gislene Gaion, sempre às quartas-feiras, com sessões às 18h15 e às 19h15.
O preço para participar das aulas é de R$ 10, podendo ser pago por Pix ou em dinheiro no dia das atividades, que ocorrerão nos dias 4, 11 e 18 deste mês. Cada horário terá o limite máximo de 16 pessoas. Não é necessário inscrições prévias ou experiências com as práticas da meditação para participar.
Com um contato com as artes que se inicia na infância, Gislene Gaion teve início na meditação por meio do Yoga, em 2010, onde aprendeu a observar a respiração e praticar diferentes técnicas respiratórias, essenciais para acalmar e adentrar no estado de observação do fluxo da mente.
Leia mais:
Londrina EC perde de 2 a 1 para o Cascavel pelo Torneio de Verão
Londrina terá, em janeiro, quatro shows em homenagem a Elis Regina
Comunidade nikkei em Londrina celebra 2025 com sopa da sorte
Londrina EC joga contra o Cascavel e tem último teste antes do Paranaense
“Desde então pratico por meio de diferentes linguagens do Yoga e mais recentemente pelos ensinamentos budistas. Além disso, fiz diversos cursos de dança de vertente terapêutica que envolvem a prática de observação atenta da respiração para investigação da expressão corporal e do estado da mente. Fiz formações no Brasil e na Europa, o que me deu sustentação para atuar nesta área atualmente”, ressaltou.
Em agosto deste ano, em conjunto com a terapeuta alquimista Ananda Gonçalves, Gaion ofereceu à comunidade londrinense um ciclo de oficinas de Dança com práticas contemplativas. “Baseada nos quatro elementos, a meditação foi uma delas, sendo um incentivo para retornar a este espaço, mas agora com a prática focada na observação da mente e não da expressão corporal.”
Durante a atividade, os participantes serão orientados para a prática e, em seguida, terão contato com exercícios respiratórios, com o objetivo de investigar o modo em que o corpo e a mente trabalham. Ao final das aulas, todos serão convidados a compartilhar as experiências obtidas entre si.
Dentre os benefícios que poderão ser encontrados nas práticas, como destacou a instrutora, estão a redução de estresse; diminuição de sintomas depressivos; controle da ansiedade; potencialização do autoconhecimento e da autoestima, desenvolvimento do foco nas atividades; redução da perda da memória; ampliação das emoções positivas; melhora do sono, entre outros benefícios.
Ainda, segundo Gaion, a promoção de atividades como a meditação para o público londrinense é importante porque contribui para o bem-estar físico, mental e emocional em uma sociedade marcada pelo ritmo acelerado e pelas crescentes demandas urbanas.
“A meditação oferece uma oportunidade para desacelerar, reduzir o estresse e cultivar a atenção plena, aspectos essenciais para melhorar a qualidade de vida. Além disso, atividades meditativas podem fortalecer o senso de comunidade, ao reunir pessoas com interesses comuns em um espaço público situado no coração da cidade. Em Londrina, com sua uma diversidade cultural e estilo de vida dinâmico, ofertar essa prática ajuda a promover equilíbrio, autoconhecimento e conexão, beneficiando tanto indivíduos quanto a coletividade”, explica.
A diretora de Bibliotecas Públicas Municipais da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo ressaltou que essas atividades diversificadas são fundamentais para trazer o público externo e a comunidade para dentro do espaço da biblioteca.
“E aqui dentro a gente faz a mediação da informação literária e utilitária, possibilitando que esse público que vêm participar das atividades possam se tornar leitores e frequentadores das bibliotecas públicas de Londrina”, salienta.
Para mais informações ou dúvidas, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (43) 99196-1099.