Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Neste domingo (5)

Tradição: comunidade nikkei em Londrina celebra 2025 com sopa da sorte

Walkiria Vieira - Grupo Folha
04 jan 2025 às 13:30

Compartilhar notícia

- Divulgação/Acel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Saudar o Ano-Novo é um ato universal. Povos do todo o mundo possuem o seu modo de comemorar a chegada do novo ano e principalmente de recebê-lo. O Dia da Confraternização Universal, em 1º de janeiro, é marcado por rituais de passagem e costumes que enaltecem tradições com significados peculiares.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Comum a todas as culturas é o desejo de união entre os povos, paz e prosperidade. Mais do que simples troca da "folhinha do mês" ou mudança de calendário, a virada de um ano é para muitos também um momento de virada da vida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Proprietários notificados

Prefeitura de Londrina dá prazo de 15 dias para limpeza de terrenos particulares com mato

Imagem de destaque
Choque de Ordem

Guarda Municipal quer combater ‘o criminoso’, e não morador de rua, diz Felipe Juliani

Imagem de destaque
A partir desta segunda

Biblioteca Municipal de Londrina fecha temporariamente para executar inventário de acervo

Imagem de destaque
450 vagas

UEL abre nesta quarta-feira inscrições para cursinho pré-vestibular gratuito


Cercado de esperanças, promessas e expectativas, o ano que começa é também momento de faxina, limpeza nos cômodos, gavetas e de de deixar para trás o que não faz mais sentido e não cabe neste ano novinho em folha. 

Publicidade


Na tradição japonesa, o ano só começa após a realização de uma cerimônia chamada de Shinnen Haiga Shiki, que conta com uma cerimônia budista com a presença de um monge, um brinde com saquê e a degustação de Ozoni, sopa reconhecida por diferentes gerações e pela sua fama de trazer bons agouros.


PRIMEIROS IMIGRANTES

Publicidade


De acordo com o vice-presidente da Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina), Luciano Matsumoto, a cerimônia integra a comunidade nikkei (descendentes nascidos fora do japão) à tradição de seus antepassados e ao ano que se inicia. 


"Procuramos manter a prática iniciada pelos primeiros imigrantes que aqui chegaram", relata. Um dos maiores desafios, a cada novo ano, é atrair os jovens para esse momento. "Nosso objetivo é perpetuar essa tradição. Primeiro temos a missa budista e na sequência um brinde com saquê e a degustação da sopa, que é a primeira refeição feita pelos japoneses".

Publicidade


Nessa perspectiva, uma das estratégias para dar sequência ao costume é a participação dos jovens em todo o processo. Além de participar do cerimonial, os jovens atuam como voluntários no preparo do mochi (bolinho à base de arroz socado) e ingrediente principal da sopa.


Publicidade

"Em outros eventos, como a Expô Japão, temos a confirmação da perpetuação da cultura japonesa por meio da participação dos mais jovens nas atividades artísticas e culturais bastante atrativas para toda a família", cita Matsumoto.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Tradição: comunidade nikkei celebra 2025 com sopa da sorte
A comunidade nikkei celebra o Ano-Novo em 2025 com a tradicional sopa Ozoni, unindo gerações e preservando a cultura japonesa.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo