Londrina

Banco de Leite do HU precisa de doadoras

29 out 2002 às 10:10

O Banco de Leite do Hospital Universitário de Londrina (HU) está precisando urgentemente de doadoras. O banco atende a toda a cidade e não está conseguindo suprir a demanda, já que o município tem três hospitais com o título de amigo da criança, que incentivam o aleitamento, e utilizam leite humano para alimentar as crianças prematuras ou que as mães tenham alguma dificuldade para amamentar.

A coordenadora do banco, Márcia Benevenuto, explicou que qualquer mãe que esteja amamentando, seja saudável e tenha sobra de leite pode doar. A mãe sabe que há sobra quando o bebê dorme após a mamada e está crescendo e engordando e o seio dela continua cheio, pesado ou até mesmo vazando. Márcia disse que as mães que quiserem doar podem ligar para o telefone (43) 3371-2390.


O banco de leite fornece todo o material necessário para a coleta do leite (vidros esterilizados) e informações sobre a forma correta da doadora retirar o leite. "A maioria das nossas doadoras prefere tirar o leite em casa, por isso nós fornecemos os vidros para armazenagem e passamos para recolher o que foi coletado", explicou. As mães que preferirem podem ir até o Banco de Leite para fazer a coleta. O leite coletado pode ficar congelado por 15 dias, depois de pasteurizado pode ficar congelado por até seis meses.

Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta terça-feira.


Continue lendo